Noticias

LANÇADO O SISTEMA DE GESTÃO AUTÁRQUICO (SGA), NA COMPONENTE E-SISTAFE AUTÁRQUICO

 Foi lançado a 21 de Fevereiro de 2020, na capital moçambicana, o Sistema de Gestão Autárquico (SGA), na Componente e-SISTAFE Autárquico, desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP). Para além do CEDSIF, IP, estão a implementar o SGA Os Ministérios da Economia e Finanças (MEF) e da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM).

O evento contou com a participaram dirigentes e técnicos do MEF; do MAEFP; da ANAMM; das Autoridades Municipais; dos Parceiros de Cooperação, representantes dos Órgãos e Instituições do Estado e das Organizações da Sociedade Civil.

O SGA tem como principal objectivo desenvolver e implementar um sistema integrado de gestão Autárquica, que contempla as componentes de gestão financeira, urbanística, ambiental e serviços municipais para prover processos e ferramentas de trabalho que apoiem as Autarquias no aumento das capacidades de Gestão Financeira Autárquica (processos de planificação e de execução da despesa), captação das receitas autárquicas e melhoria de prestação dos serviços autárquicos aos munícipes. Legalmente, o SGA enquadra-se na Lei nº 9/2002, de 12 de Fevereiro, que estabelece que o Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) se aplica a todos os Órgãos e Instituições do Estado, incluindo as Autarquias Locais, bem como na Lei n.º 1/2008, de 16 de Janeiro, a qual estabelece que o regime Financeiro, Orçamental e Patrimonial das Autarquias Locais deve observar as regras e procedimentos estabelecidos na Lei do SISTAFE.

Nesta primeira fase, denominada piloto, estão envolvidos 3 (três) Municípios, nomeadamente da Cidade de Maputo, Cidade da Matola e Vila de Boane. Estes Municípios foram selecionadas tendo como base a necessidade de se maximizar os poucos recursos disponíveis, tendo sido consideradas aquelas mais próximas e com representatividade das diferentes categorias de Autarquias. Este ano, o e-SISTAFE Autárquico será expandido gradualmente para pelo menos, mais 10 Municípios, em função da disponibilidade de recursos e do grau de preparo de cada Município.

Com o e-SISTAFE Autárquico e Conta Autárquica

i) assegura-se a manutenção da autonomia administrava e financeira das Autarquias;

ii) garante-se que, com maior facilidade e rapidez, a proposta do Orçamento do Estado tenha como anexos os Orçamentos autárquicos;

iii) assegura-se que seja feita a consolidação da Conta Geral do Estado com os anexos das prestações de contas autárquicas em tempo útil; e ainda

iv) facilitar-se-á o processo de auditoria interna pela Inspecção Geral de Finanças e de auditoria externa pelo Tribunal Administrativo, através da flexibilidade de emissão das respectivas Contas de Gerência Autárquica.

 

 

 

Pesquisa


Destaques


Lançado Projecto de Contratação Pública Electrônica (e-CP) ler mais
CEDSIF, IP participa BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 ler mais
PCA do CEDSIF, IP participa na visita de cortesia sobre Janela Única Electrónica ler mais
CEDSIF, IP DISTINGUE OS MELHORES CLASSIFICADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ANUAL DE INOVAÇÃO. ler mais
10ª REUNIÃO ANUAL DA QUALIDADE, DO CEDSIF, IP ler mais
e-SISTAFE 20 ANOS, MODERNIZANDO OS PROCESSOS DE GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS PARA MELHOR SERVIR AO CIDADÃO ler mais
NOVAS INSTALAÇÕES PARA O CEDSIF, IP EM MANICA ler mais
CEDSIF, IP PARTICIPA DA CIMEIRA DE DIGITALIZAÇÃO DOS GOVERNOS DE ÁFRICA 2024 ler mais