Noticias

PILOTO DO e-SNGRHE

 

Em concepção desde Outubro de 2014, o Sistema Electrónico Nacional de Gestão de Recursos Humanos do Estado-(e-SNGRHE) está a ser implementado de forma conjunta, pelos Ministérios da Administração Estatal e Função Pública e da Economia e Finanças, especificamente pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), responsável pelo desenvolvimento e operacionalização do sistema informático que vai permitir a padronização dos procedimentos de gestão dos Recursos Humanos do Estado.

Volvidos 3 anos, teve início em Dezembro de 2017, a operacionalização do Piloto do e-SNGRHE, com vista a avaliar a eficácia da plataforma desenvolvida na resposta aos objectivos de acompanhamento do Ciclo de Vida dos Funcionários e Agentes do Estado (FAE), cumprimento dos procedimentos estabelecidos pelo SNGRHE e a performance da aplicação.
A implementação ocorreu de forma faseada em 17 (dezassete) instituições, sendo 8 (oito) de nível central, 6 (seis) na Província de Maputo e 3 (três) no Distrito de Boane.
A 1ª Fase ocorreu de Dezembro de 2017 a Março de 2019, tendo iniciado com a actualização dos Processos Individuais (PI), no e-SNGRHE, que consistiu na digitação da informação pessoal e profissional dos FAE que não constava dos dados migrados do e-CAF – Plataforma Informática do Cadastro dos Funcionários do Estado.

A 2ª Fase começou em Junho de 2018, com a disponibilização da Prova de Vida (PV) dos FAE a partir do e-SNGRHE, tendo permitido que a PV para os Sectores envolvidos no Piloto passasse também a ser realizada nesta aplicação de forma obrigatória, com efeitos a partir de Outubro de 2019, trazendo maior controlo sobre o efectivo dos FAE cadastrados no e-SNGRHE.
A 3ª Fase ocorreu de Abril a Novembro de 2019, com o processamento de salários com base na informação gerada pelo e-SNGRHE, o que permitiu o início do processamento de salários no Sistema Electrónico de Processamento e Cálculo da Folha de Salários (e-FOLHA), substituindo-se a informação dos FAE que anteriormente era enviada pelo e-CAF, pela informação que actualmente é enviada pelo e-SNGRHE.

Até 30 de Novembro de 2019, 16 instituições do Piloto, já processam os salários com base na informação gerada pelo e-SNGRHE, abrangendo um total de 8.480 FAE, sendo 7.441 FAE do nível Central e 1.039 FAE da Província de Maputo (incluindo o Distrito de Boane).

Refira-se que ao longo do período de implementação do Piloto (24 meses) as melhorias no sistema são contínuas tornando o sistema mais robusto. Assim, espera-se que a sua a expansão para os demais órgãos e instituições do Estado ocorra ainda no ano corrente.

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais