Noticias

Plano Estratégico para o Quinquénio (2020-2024)

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP) realizou durante dois dias alternados, 22 e 29 de Outubro, no Auditório do Ministério da Economia e Finanças a sua reunião de Planificação Estratégia para os próximos 5 anos (2020-2024). A reunião, tinha como objectivo dotar o CEDSIF, IP de um instrumento orientador para os próximos 5 anos, através do qual melhor responderá às estratégias da Gestão das Finanças Públicas (GFP) e das áreas complementares à GFP, num contexto em que no passado mês de Agosto foram aprovados novos instrumentos normativos do CEDSIF, IP, com destaque para o Decreto nº 67/2019, de 05 de Agosto, que estabelece as normas de organização e funcionamento, bem como as competências e mecanismos de gestão do CEDSIF, IP; a Resolução nº 44/2019, de 31 de Dezembro, da Comissão Interministerial da Reforma da Administração Pública, que aprova o Estatuto Orgânico do CEDSIF, IP.

Participaram do encontro, membros do Conselho de Direcção Alargado, Gestores dos Projectos e Delegados Provinciais, sendo que boa parte foi através da plataforma Zoom devido à pandemia da COVID-19. Durante a apresentação das linhas gerais da actual proposta do Plano Estratégico, a Chefe da Divisão de Planificação, Avaliação e Monitoria (DPAM) , Guida Mugalla, fez uma radiografia do plano anterior que estabelecia o alcance de quatro objectivos estratégicos, nomeadamente: a garantia do funcionamento e desenvolvimento institucional do CEDSIF; a consolidação da reforma do SISTAFE; a continuidade da implementação do SISTAFE; e o apoio às instituições do Estado na implementação de sistemas complementar ao SISTAFE. Assim, no quinquénio 2015-2019, foram levadas a cabo acções que possibilitaram a melhoria da Gestão das Finanças Públicas, pese embora os desafios que foram surgindo ao longo da sua implementação. Destas acções destacam-se a reestruturação institucional e  criação de um quadro legal normativo da organização, a melhoria do desempenho operacional e da autossuficiência financeira do CEDSIF,IP, a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, o reforço da capacidade técnica dos Utilizadores do e-SISTAFE, entre outras acções

Para este encontro, foram elencados três principais temas para apresentação e debate a saber, missão e visão do CEDSIF, objectos estratégicos e tácticos e principais acções da estratégia.

Por conseguinte, o presente plano define seis objectivos estratégicos para o quinquénio 2020-2024 a saber: i. Assegurar uma resposta mais eficaz à estratégia de Gestão das Finanças Públicas; ii. Assegurar uma resposta mais eficaz às demandas de serviços complementares à Gestão de Finanças Públicas, iii. Assegurar a satisfação dos clientes e outras partes interessadas iv. Assegurar a autossuficiência operacional do CEDSIF, IP v. Contribuir para a realização socioprofissional dos colaboradores; e vi. Melhorar o reconhecimento do CEDSIF, IP. Chamado a intervir para as considerações finais do encontro, o Director-Geral do CEDSIF,IP, Herminio Sueia, mostrou-se satisfeito pelo nível de debate e troca de ideias entre os participantes. “Tivemos, nessas duas e longas sessões, oportunidades de trocar ideias e conseguimos partilhar experiências gerando conhecimentos e colhemos o essencial que permite o fecho do PE. Penso que todos aqui saímos a ganhar neste processo que é traçar algumas linhas que vão orientar o CEDSIF,IP nos próximo anos cinco, na medida em que o Conselho de Administração a ser indicado fará a consolidação no que se refere à orientação da organização”, concluiu o Director-Geral, tendo dito igualmente que “sobre o lema, o desafio é que todos os colaboradores pudessem, via DPAM, submeter propostas a serem debatidas numa sessão do Conselho de Direcção Alargado.

Outras questões sublinhadas na intervenção do fecho referem que as parcerias com as universidades são necessárias e devem ser promovidas; deve-se identificar estratégias para contornar a rotatividade/fuga de quadros; é necessário ponderar a terciarização de determinadas actividades; o CEDSIF, IP tem de criar cada vez mais condições para internalizar o conhecimento e ter uma bolsa de conhecedores e avançar com metodologias ágeis de funcionamento, tendo em consideração o desenvolvimento contínuo da área das tecnologias de informação. (x)

 

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais