Noticias

CEDSIF e SERPRO celebram Acordo de Cooperação Técnica

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças, Instituto Público (CEDSIF, IP) e o Serviço Federal de Processamento de Dados, Empresa Pública (SERPRO, EP) do Brasil, celebraram  a 24/02/2021 um Acordo de Cooperação Técnica.

Com foco na transformação digital em Moçambique, o Acordo, para além de promover a cooperação nas componentes de (i) Certificação Digital; (ii) Segurança de Sistemas de Informação; (iii) Transferência de tecnologia virada para a prestação de serviços electrónicos; e (iv) Capacitação, tem o objectivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que facilitem a vida do cidadão e a prestação de serviços públicos e privados.

Falando na abertura do evento, o Director Presidente do SERPRO, Gileno Barreto, referiu que a validação do Acordo é de extrema importância para Moçambique assim como para o Brasil, pois, vai permitir dar um avanço na transformação digital. “Neste momento, juntos o SERPRO e o CEDSIF, vamos unir os esforços para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros e moçambicanos por meio da transformação digital, pois esta não volta mais porque nada que vai ao digital retrocede, o futuro está na transformação digital, acrescentou.

Barreto disse ainda que com este Acordo com o CEDSIF “esperamos ser o braço forte da transformação digital, aqui no Brasil temos avançado muito na medida em que conseguimos centralizar a maioria dos serviços prestados ao cidadão. Nós centralizamos num único portal para disseminar a sua utilização para melhorar os processos e melhorar no final a vida dos nossos cidadãos brasileiros.

O Director-Geral do CEDSIF, Herminio Sueia, agradeceu a honra e o privilégio de o CEDSIF estar a trabalhar com o SERPRO nesta parceria, que se traduz na maximização das linhas de cooperação já estabelecidas pelos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no qual Brasil e Moçambique fazem parte.

Sueia disse que o registo e celebração deste acordo constitui ponto de partida para uma cooperação profícua entre duas instituições. A transformação digital neste momento em que a pandemia da Covid-19 vai ditando os nossos caminhos fica algo incontornável e que todos devemos abraçar. E, o CEDSIF está na linha de frente aqui em Moçambique. Com este acordo podemos trabalhar em conjunto com o SERPRO no sentido de dinamizar um conjunto de acções em carteira para melhor servir o Estado moçambicano, assegurando que a transformação digital nas suas instituições seja efectivamente uma realidade, sublinhou.

Realçou que o CEDSIF é uma instituição jovem, assim como o país ainda é jovem e, ao trabalhar com o SERPRO, uma instituição com mais de meio século de experiência, esperamos aprender muito e, em simultâneo dar o pouco daquilo que nós sabemos, no âmbito de uma parceria em que todos dão e recebem e todos saem a ganhar.

De referir, que o SERPRO é a maior Empresa Pública de prestação de serviços em tecnologias de informação da América Latina e possui uma experiência de mais de 56 anos nessa área. Para além disso, o SERPRO, EP possui uma robusta infra-estrutura tecnológica e ampla experiência com grandes sistemas da administração pública, oferecendo serviços especializados para os sectores públicos e privado.

A celebração deste evento, decorreu em sala virtual, tendo contado com a transmissão em tempo real no canal Youtube a partir do link https://youtu.be/whn-vz6OHvw.

 

 

 

 

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais