Noticias

CEDSIF, IP participa no Fórum Empresarial da Matola

 

CEDSIF, IP participa no Fórum Empresarial da Matola

“Transição Digital para Melhor Ambiente de Negócios” foi o tema do evento que juntou empresários, agentes económicos, parceiros e prestadores de serviços do Município da Matola, como um momento de partilha de ideias e soluções para o desenvolvimento inclusivo da Matola. Realizado no âmbito das celebrações dos 50 anos da elevação daquele município à categoria de cidade, com actividades sociais, culturais, e desportivas, o fórum contou com a participação do Governador da província de Maputo, deputados da Assembleia da República, Administrador do distrito da Matola, Presidente da Assembleia Municipal, empresários e agentes económicos da cidade da Matola, membros da Assembleia Municipal, membros do Conselho Municipal e representantes de partidos políticos.

Falando na sessão de abertura, o Governador da província de Maputo, Júlio Parruque, disse que “Matola continua a ser o maior parque industrial de Maputo, sendo por isso uma referência nacional na área industrial, apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19, com especial enfoque na área de turismo”. Parruque, instou os empresários da Matola a buscar investidores, para que acelerem os seus investimentos, prometendo apoio necessário do Governo para os grandes projectos que ocorram na Matola. “Auguramos que este fórum seja o espaço acertado para reflexão sobre os melhores caminhos para a retoma segura e mais dinâmica do ambiente de negócios no ramo de turismo na cidade da Matola, bem como espaço propício para que se conjuguem os melhores pressupostos de organização tecnológica para digitalização no contexto laboral”, disse. Recomendou, ao finalizar, que a transição não deixe espaços de exclusão dos munícipes, pois todos merecem oportunidades, possibilidades e capacidades para participar.

No evento, o CEDSIF, IP foi convidado ao painel de apresentações, tendo levado ao fórum, o tema “Transição Digital para o Bem Servir” apresentado por Marcelino Chemane, Chefe do Gabinete de Coordenação de Projectos (GACOP). Na apresentação, Chemane falou do processo de digitalização, da gestão e dos serviços municipais, em que o CEDSIF, IP está a contribuir através da modernização (dos processos) e da facilitação da gestão municipal, desenhando um modelo conceptual a pensar em todas as dimensões e preocupações dos municípios. Explicou que foi desenhado o modelo conceptual do Sistema de Gestão Autárquica sob mandato e exclusividade do CEDSIF,IP dedicado à gestação financeira e de receitas, convidando o sector privado a fazer parte da solução dos problemas. “O sector privado, pode, querendo, desenhar soluções, entrando em contacto com o CEDSIF, IP para se inteirar sobre os mecanismos de prestação de serviços. A importância de desenharmos este modelo a pensar na globalidade das preocupações dos municípios prende-se com o facto de os sistemas isolados não permitirem uma gestão flexível”.

Recorde-se que para o processo de gestão financeira e de receitas, o CEDSIF, IP está a trabalhar com 40 municípios dos 53 existentes e o município da Matola foi um dos primeiros que entrou na fase piloto e já vai no terceiro ano a usar plataforma de gestão financeira do Estado, no caso concreto, o e-SISTAFE Autárquico.

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais