Noticias

2 Anos do e-SISTAFE Autárquico

Completam-se hoje, 21 de Fevereiro, dois anos desde que foi lançado o e-SISTAFE Autárquico, um sistema integrado e padronizado, que atende as Autarquias do país, dentro de uma visão única que busca melhorar os processos de execução da despesa.

O e-SISTAFE Autárquico é um produto Made in Mozambique utilizado para a gestão financeira das Autarquias. É um sistema seguro, fiável e com potencialidade de rastrear todas as operações nele realizadas, o que permite e facilita a responsabilização de todos os intervenientes e daqueles que abusem dos privilégios que lhes são concedidos na qualidade de operadores ou utilizadores do sistema.

O e-SISTAFE Autárquico é uma ferramenta importante e indispensável, que todas as Autarquias devem adoptar, dentro dos mecanismos desenhados para o efeito, de modo a que efectivamente, seja um produto robusto na gestão das Finanças Públicas.

Dois anos depois do seu lançamento, o e-SISTAFE Autárquico busca imprimir transparência na gestão da coisa pública, estando até ao momento integradas 40 autarquias. Das inúmeras vantagens do uso deste sistema, podem-se apontar as seguintes:

  • Reforço no rigor da gestão e utilização do erário público nas Autarquias Locais, através da adopção dos procedimentos de planificação, gestão financeira e patrimonial;
  • Contribui para o aumento da eficiência e melhoria da qualidade das contas de gerência e da informação disponibilizada pelas Autarquias Locais para compor a Conta Geral do Estado (CGE);
  • Flexibiliza os mecanismos de geração e troca de informação entre os diferentes níveis de gestão do Estado (Autarquias Locais, Governo Central e Local e órgãos de soberania);
  • Contribui para a melhoria da prestação dos serviços Autárquicos; e
  • Contribui para a sustentabilidade financeira das Autarquias Locais.

A operacionalização deste sistema inclui o engajamento das lideranças, o envolvimento e empoderamento dos quadros das Autarquias, a revisão, adequação e adopção de processos de negócio e das tecnologias de suporte, para responder a preocupações relativas à necessidade de melhoria na capacidade de arrecadação, controlo e gestão dos recursos Autárquicos, bem como para uma boa prestação dos serviços ao cidadão.

O e-SISTAFE Autárquico foi desenvolvido pelo CEDSIF,IP em coordenação com o Ministério da Administração Estatal  e Função Pública, e a Associação Nacional de Municípios de Moçambique, e espera-se que a curto prazo, esteja operacional em todas as 53 Autarquias do país.

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais