Noticias

2 Anos do e-SISTAFE Autárquico

Completam-se hoje, 21 de Fevereiro, dois anos desde que foi lançado o e-SISTAFE Autárquico, um sistema integrado e padronizado, que atende as Autarquias do país, dentro de uma visão única que busca melhorar os processos de execução da despesa.

O e-SISTAFE Autárquico é um produto Made in Mozambique utilizado para a gestão financeira das Autarquias. É um sistema seguro, fiável e com potencialidade de rastrear todas as operações nele realizadas, o que permite e facilita a responsabilização de todos os intervenientes e daqueles que abusem dos privilégios que lhes são concedidos na qualidade de operadores ou utilizadores do sistema.

O e-SISTAFE Autárquico é uma ferramenta importante e indispensável, que todas as Autarquias devem adoptar, dentro dos mecanismos desenhados para o efeito, de modo a que efectivamente, seja um produto robusto na gestão das Finanças Públicas.

Dois anos depois do seu lançamento, o e-SISTAFE Autárquico busca imprimir transparência na gestão da coisa pública, estando até ao momento integradas 40 autarquias. Das inúmeras vantagens do uso deste sistema, podem-se apontar as seguintes:

  • Reforço no rigor da gestão e utilização do erário público nas Autarquias Locais, através da adopção dos procedimentos de planificação, gestão financeira e patrimonial;
  • Contribui para o aumento da eficiência e melhoria da qualidade das contas de gerência e da informação disponibilizada pelas Autarquias Locais para compor a Conta Geral do Estado (CGE);
  • Flexibiliza os mecanismos de geração e troca de informação entre os diferentes níveis de gestão do Estado (Autarquias Locais, Governo Central e Local e órgãos de soberania);
  • Contribui para a melhoria da prestação dos serviços Autárquicos; e
  • Contribui para a sustentabilidade financeira das Autarquias Locais.

A operacionalização deste sistema inclui o engajamento das lideranças, o envolvimento e empoderamento dos quadros das Autarquias, a revisão, adequação e adopção de processos de negócio e das tecnologias de suporte, para responder a preocupações relativas à necessidade de melhoria na capacidade de arrecadação, controlo e gestão dos recursos Autárquicos, bem como para uma boa prestação dos serviços ao cidadão.

O e-SISTAFE Autárquico foi desenvolvido pelo CEDSIF,IP em coordenação com o Ministério da Administração Estatal  e Função Pública, e a Associação Nacional de Municípios de Moçambique, e espera-se que a curto prazo, esteja operacional em todas as 53 Autarquias do país.

 

Pesquisa


Destaques


Mensagem do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador ler mais
Mensagem do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres nas TIC ler mais
CEDSIF, IP e INPS, IP assinam acordo de parceria ler mais
Novos Chefes de Departamentos, Repartições e Gestores de Projectos ler mais
Empossados novos Directores de Serviços ler mais
2 Anos do e-SISTAFE Autárquico ler mais
CEDSIF, IP participa no Fórum Empresarial da Matola ler mais
Empossados novos quadros no CEDSIF, IP ler mais