Completam-se hoje, 21 de Fevereiro, dois anos desde que foi lançado o e-SISTAFE Autárquico, um sistema integrado e padronizado, que atende as Autarquias do país, dentro de uma visão única que busca melhorar os processos de execução da despesa.
O e-SISTAFE Autárquico é um produto Made in Mozambique utilizado para a gestão financeira das Autarquias. É um sistema seguro, fiável e com potencialidade de rastrear todas as operações nele realizadas, o que permite e facilita a responsabilização de todos os intervenientes e daqueles que abusem dos privilégios que lhes são concedidos na qualidade de operadores ou utilizadores do sistema.
O e-SISTAFE Autárquico é uma ferramenta importante e indispensável, que todas as Autarquias devem adoptar, dentro dos mecanismos desenhados para o efeito, de modo a que efectivamente, seja um produto robusto na gestão das Finanças Públicas.
Dois anos depois do seu lançamento, o e-SISTAFE Autárquico busca imprimir transparência na gestão da coisa pública, estando até ao momento integradas 40 autarquias. Das inúmeras vantagens do uso deste sistema, podem-se apontar as seguintes:
A operacionalização deste sistema inclui o engajamento das lideranças, o envolvimento e empoderamento dos quadros das Autarquias, a revisão, adequação e adopção de processos de negócio e das tecnologias de suporte, para responder a preocupações relativas à necessidade de melhoria na capacidade de arrecadação, controlo e gestão dos recursos Autárquicos, bem como para uma boa prestação dos serviços ao cidadão.
O e-SISTAFE Autárquico foi desenvolvido pelo CEDSIF,IP em coordenação com o Ministério da Administração Estatal e Função Pública, e a Associação Nacional de Municípios de Moçambique, e espera-se que a curto prazo, esteja operacional em todas as 53 Autarquias do país.