Noticias

CEDSIF E FFH-FP ASSINAM ACORDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA HABITA MOÇAMBIQUE

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) e o Fundo de Fomento de Habitação – Fundo Público (FFH-FP), assinaram no dia 13 de Junho um acordo de parceria para retenção na fonte das prestações de crédito dos mutuários do FFH-FP.

O acordo, é fruto da restruturaração dos mecanismos de acção e mitigação do incumprimento de pagamentos pelos mutuários do Programa Habita Moçambique, do FFH-FP. Para além de garantir o cumprimento das prestações, o acordo vai igualmente trazer o retorno do investimento dentro da previsão, na medida em que o desconto passará a ser feito no acto do pagamento de salários e vai reduzir significativamente o índice do incumprimento contratual e melhorar a previsão do encaixe financeiro bem como a programação de investimentos a médio e longo prazo.

A retenção na fonte é um desconto feito no acto do cálculo da folha de salários nas Instituições públicas, dos descontos referentes a créditos contraídos pelos Funcionários e Agentes do Estado (FAE) junto aos bancos e outras instituições creditárias, por via do Sistema Informático do Sistema de Administração Financeira do Estado (e-SISTAFE).

Falando durante a cerimónia de assinatura do acordo que teve lugar nas instalações do FFH-FP, o Director Geral do CEDSIF, Herminio Suécia, referiu que o acordo vai trazer benefícios enormes para os funcionários e agentes do Estado, para o FFH –FP e também para o próprio CEDSIF como entidade prestadora de serviços tecnológicos na área de Finanças Públicas em Moçambique. “A grande vantagem para os funcionários é essencialmente a de poderem beneficiar de um instrumento fiável que lhes permita honrar os seus compromissos e conferir maior dignidade e, até, beneficiar de taxas mais adequadas devido a redução do risco do incumprimento”, asseverou Sueia.

Por sua vez, Armindo Munguambe, PCA do FHH-FP, disse que este acordo reveste-se de grande importância para FFH-FP porque vai responder a um dos grandes desafios da instituição, que é a capacidade de recuperação de investimento, assegurou Munguambe. Segundo ele, este acordo, traz ainda outra vantagem para os cidadãos no geral, sobretudo para os Funcionários e Agentes do Estado, uma vez que passam a ter privilégio no acesso a habitação, tendo em conta que a partir do próprio acordo já respondem aquilo que são os requisitos de elegibilidade. “Com base no acordo, em qualquer lugar deste pais, o funcionário ou agente do Estado pode concorrer para os projectos habitacionais e isso também irá permitir que ao nível do Fundo se desenhe produtos consentâneos com o nível de rendimento desses Funcionários e Agentes do Estado e, independentemente da sua localização, cada vez mais moçambicanos possam ter habitação condigna”, explicou o PCA do FHH-FP.

O FFH-FP é um organismo público, tutelado pelo Ministro que superintende a área de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), cuja missão é promover o acesso a habitação condigna, garantindo segurança, durabilidade, estética, conforto e salubridade ao cidadão, sobretudo aos jovens Funcionários e Agentes do Estado, em coordenação com os diferentes segmentos da sociedade. (X)

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais
Certificado de participação do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP) na IX Edição da FIKANI, Feira Internacional do Turismo, realizada no Centro Cultural Moçambique – China de 30 de Novembro a 03 de Dezembro de 2023. ler mais
PCA da Bolsa de Mercadorias de Moçambique e o Director Coordenador da Cooperação Turca em Moçambique, visitam CEDSIF, IP para aprofundamento de Sistema de Informação e Negociação de Mercadorias ler mais