Noticias

CEDSIF E PARCEIROS DISCUTEM GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS


No Quadro do Programa de Apoio II, para o fortalecimento da Gestão das Finanças Públicas em Moçambique, realizou-se no passado dia 1 de Agosto o Comité Directivo da subvenção da União Europeia. A reunião de caracter rotativo, teve lugar no Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) para em agenda, apreciar os processos de implementação da subvenção do CEDSIF e do Tribunal Administrativo (TA), apreciar igualmente a implementação da componente 3 do Acordo de Financiamento e planificar para o próximo ano, a apresentação do processo de aprovação dos 20 Milhões de euros adicionais e acção de visibilidade. Fazem parte deste Comité, o Gabinete do Ordenador Nacional (GoN), Delegação da União Europeia, CEDSIF, TA e o MEF.
O Comité está sob Presidência do Gabinete do Ordenador Nacional (GoN). Os participantes são os beneficiários das subvenções, sendo CEDSIF e o Tribunal Administrativo e o coordenador da implementação do Plano Estratégico das Finanças Públicas (PEFP), sendo o MEF representado pela Direcção Nacional da Cooperação. O Comité reúne se uma vez por ano ordinariamente, ou quando necessário, em sessão extraordinária. As reuniões tem lugar de forma rotativa nas instalações do GoN e dos Beneficiários.
Depois da reunião, foi o momento de cumprimentos de despedida da Oficial de Programas da União Europeia em Moçambique, Els Berghmans. Falando na ocasião, o Director Geral do CEDSIF, Hermínio Sueia enalteceu o papel desempenhado pela Oficial de Programas da União Europeia em Moçambique na implementação dos programas de Gestão de Finança Públicas em Moçambique e desejou bom regresso e sucessos nas próximas missões.
O representante da União Europeia em Moçambique, Geert Anckaert disse estar muito feliz pelo trabalho que Els fez em Moçambique. “ A Els deixa um legado brilhante pelo cometimento e amor pelo trabalho. Ela vai trabalhar na sede, em Bruxelas na área das finanças públicas mas focada para a América Latina, tenho a certeza que os desafios serão iguais e vai ser um trabalho interessante, enfatizou Geert Anckaert.
Por seu vez, Els Berghmans começou por agradecer aos presentes na cerimónia de despedida e agradeceu a todos pela colaboração, persistência, resistência e resiliência nas várias frentes de trabalho sob o manto da Gestão das Finanças Públicas. “ Companheiros, quero mais uma vez, agradecer por toda colaboração e espero que continuem com o mesmo ânimo em conseguir os melhores resultados. Aproveito também nesta solene ocasião pedir o vosso apoio para ajudar a minha substituta, como me acolheram que chega em princípios de Setembro próximo. Muito Kanimambo, nos veremos no futuro, o mundo é pequeno, e todos são bem-vindos a Bruxelas”, finalizou Els Berghmans. (x)

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais