Noticias

Plano Estratégico para o Quinquénio (2020-2024)

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP) realizou durante dois dias alternados, 22 e 29 de Outubro, no Auditório do Ministério da Economia e Finanças a sua reunião de Planificação Estratégia para os próximos 5 anos (2020-2024). A reunião, tinha como objectivo dotar o CEDSIF, IP de um instrumento orientador para os próximos 5 anos, através do qual melhor responderá às estratégias da Gestão das Finanças Públicas (GFP) e das áreas complementares à GFP, num contexto em que no passado mês de Agosto foram aprovados novos instrumentos normativos do CEDSIF, IP, com destaque para o Decreto nº 67/2019, de 05 de Agosto, que estabelece as normas de organização e funcionamento, bem como as competências e mecanismos de gestão do CEDSIF, IP; a Resolução nº 44/2019, de 31 de Dezembro, da Comissão Interministerial da Reforma da Administração Pública, que aprova o Estatuto Orgânico do CEDSIF, IP.

Participaram do encontro, membros do Conselho de Direcção Alargado, Gestores dos Projectos e Delegados Provinciais, sendo que boa parte foi através da plataforma Zoom devido à pandemia da COVID-19. Durante a apresentação das linhas gerais da actual proposta do Plano Estratégico, a Chefe da Divisão de Planificação, Avaliação e Monitoria (DPAM) , Guida Mugalla, fez uma radiografia do plano anterior que estabelecia o alcance de quatro objectivos estratégicos, nomeadamente: a garantia do funcionamento e desenvolvimento institucional do CEDSIF; a consolidação da reforma do SISTAFE; a continuidade da implementação do SISTAFE; e o apoio às instituições do Estado na implementação de sistemas complementar ao SISTAFE. Assim, no quinquénio 2015-2019, foram levadas a cabo acções que possibilitaram a melhoria da Gestão das Finanças Públicas, pese embora os desafios que foram surgindo ao longo da sua implementação. Destas acções destacam-se a reestruturação institucional e  criação de um quadro legal normativo da organização, a melhoria do desempenho operacional e da autossuficiência financeira do CEDSIF,IP, a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, o reforço da capacidade técnica dos Utilizadores do e-SISTAFE, entre outras acções

Para este encontro, foram elencados três principais temas para apresentação e debate a saber, missão e visão do CEDSIF, objectos estratégicos e tácticos e principais acções da estratégia.

Por conseguinte, o presente plano define seis objectivos estratégicos para o quinquénio 2020-2024 a saber: i. Assegurar uma resposta mais eficaz à estratégia de Gestão das Finanças Públicas; ii. Assegurar uma resposta mais eficaz às demandas de serviços complementares à Gestão de Finanças Públicas, iii. Assegurar a satisfação dos clientes e outras partes interessadas iv. Assegurar a autossuficiência operacional do CEDSIF, IP v. Contribuir para a realização socioprofissional dos colaboradores; e vi. Melhorar o reconhecimento do CEDSIF, IP. Chamado a intervir para as considerações finais do encontro, o Director-Geral do CEDSIF,IP, Herminio Sueia, mostrou-se satisfeito pelo nível de debate e troca de ideias entre os participantes. “Tivemos, nessas duas e longas sessões, oportunidades de trocar ideias e conseguimos partilhar experiências gerando conhecimentos e colhemos o essencial que permite o fecho do PE. Penso que todos aqui saímos a ganhar neste processo que é traçar algumas linhas que vão orientar o CEDSIF,IP nos próximo anos cinco, na medida em que o Conselho de Administração a ser indicado fará a consolidação no que se refere à orientação da organização”, concluiu o Director-Geral, tendo dito igualmente que “sobre o lema, o desafio é que todos os colaboradores pudessem, via DPAM, submeter propostas a serem debatidas numa sessão do Conselho de Direcção Alargado.

Outras questões sublinhadas na intervenção do fecho referem que as parcerias com as universidades são necessárias e devem ser promovidas; deve-se identificar estratégias para contornar a rotatividade/fuga de quadros; é necessário ponderar a terciarização de determinadas actividades; o CEDSIF, IP tem de criar cada vez mais condições para internalizar o conhecimento e ter uma bolsa de conhecedores e avançar com metodologias ágeis de funcionamento, tendo em consideração o desenvolvimento contínuo da área das tecnologias de informação. (x)

 

 

Pesquisa


Destaques


Lançado Projecto de Contratação Pública Electrônica (e-CP) ler mais
CEDSIF, IP participa BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 ler mais
PCA do CEDSIF, IP participa na visita de cortesia sobre Janela Única Electrónica ler mais
CEDSIF, IP DISTINGUE OS MELHORES CLASSIFICADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ANUAL DE INOVAÇÃO. ler mais
10ª REUNIÃO ANUAL DA QUALIDADE, DO CEDSIF, IP ler mais
e-SISTAFE 20 ANOS, MODERNIZANDO OS PROCESSOS DE GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS PARA MELHOR SERVIR AO CIDADÃO ler mais
NOVAS INSTALAÇÕES PARA O CEDSIF, IP EM MANICA ler mais
CEDSIF, IP PARTICIPA DA CIMEIRA DE DIGITALIZAÇÃO DOS GOVERNOS DE ÁFRICA 2024 ler mais