Noticias

Informatização dos Sistemas de Informação da Central de Medicamentos

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Finanças (CEDSIF, IP) e o Centro de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) realizaram de 20 a 22 de Agosto de 2020, no distrito de Marracuene, uma oficina de trabalho com vista a recolher subsídios para a elaboração do Plano Estratégico dos Sistemas de Informação da CMAM. O encontro tinha como objectivo principal captar sugestões relativas à contribuição das tecnologias de informação para o negócio da CMAM, que servirão de base para a elaboração do Plano Estratégico dos Sistemas de Informação e decorreu no formato de brainstorm, uma técnica desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um individuo ou de grupo que visava promover a participação e colaboração entre os participantes a partir da criação de grupos de trabalho. Participaram no encontro 25 técnicos provenientes do CEDSIF, CMAM e Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.

Falando sobre o evento em forma de balanço a Directora Geral-Adjunta da CMAM, Brana Branquinho, fez uma avaliação positiva do encontro, tendo realçado a importância do debate sobre os grandes princípios orientadores da estratégia dos Sistemas de Informação da CMAM. “Penso que foram alcançados neste encontro, bastante participativo, os princípios que vão nortear a nossa estratégia dos Sistemas de Informação”. Brana Branquinho disse ter ficado impressionada com a metodologia e organização dos debates e com as apresentações feitas pelo pessoal do CEDSIF, IP, bem como a moderação e capacidade que eles mostraram de sintetizar todas as opiniões e contributos. “O nosso trabalho vai continuar, portanto, isto não é o fim, vamos continuar a melhorar o documento para termos um instrumento que orienta aquilo que vai ser a implementação dos Sistemas de Informação da nossa instituição”.

Um dos grandes calcanhares de aquiles para a CMAM tem sido na componente de financiamento por falta de uma estratégia dos Sistemas Informação. Com a elaboração do Plano Estratégico ora em discussão, caiem em terra as dificuldades que temos tido no acesso aos fundos. “Com este plano vamos realmente dar um salto qualitativo e vamos melhorar em termos de eficiência e eficácia os mecanismos de acesso aos fundos”, explicou.

A CMAM é uma instituição de administração, coordenação e execução relativas à aquisição, importação, armazenagem, conservação e distribuição de medicamentos e artigos médicos para o sector público da saúde. (x)

 

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais