Sob o tema, “Reflexão sobre os Desafios na Contratação e Prestação de Serviços e Bens de TIC”, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), o realizou no passado dia 15 de Novembro do corrente ano, no Auditório Salomão Júlio Manhiça nas instalações do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), uma sessão de reflexão denominada Business BreakFast com instituições públicas e privadas consumidoras e/ou provedoras de bens serviços de TIC.
Falando na sessão de abertura, o Director-Geral do CEDSIF, Hermínio Sueia disse que o principal objectivo deste Business Breakfast é identificar soluções para os desafios enfrentados pelos actores envolvidos na contratação e prestação de serviços e fornecimento de bens de TIC que concorrem para a Modernização da Gestão das Finanças Públicas, e não só. “A sessão, servirá por um lado, para que o CEDSIF e todas instituições representadas partilhem os desafios que enfrentam na resposta efectiva às suas necessidades por parte do mercado em matérias de TI, e por outro lado, para que os fornecedores de bens e serviços de TI, demonstrem a sua visão sobre os desafios que enfrentam para satisfazer a demanda do CEDSIF e de outras instituições com necessidades específicas em matérias de TI e, dessa forma, criar sinergias e melhor desenho de soluções a serem adoptadas”, acrescentou Hermínio Sueia.
Por sua vez, a Directora Nacional do Património do Estado (DNPE), Albertina Fruquia, disse que, para haver contratação de serviços ou bens que tem a ver com as Tecnologias de Informação e Comunicação existem regras e procedimentos estabelecidos e uma legislação específica estabelecida que define aquilo que são as balizas, tendo em conta os princípios e regras gerais vigentes na administração financeira do Estado. A Directora da DNPE reforçou que falar das TI é falar de uma área muito específica e existe uma grande procura a nível dos órgãos e instituições do Estado e isto constitui uma grande oportunidade para todos os intervenientes deste processo de contratação pública para aprendizagem e troca de experiências e identificação de soluções que possam mitigar constrangimentos do dia-a-dia.
O evento contou com a participação de representantes de instituições públicas e académicas, sector privado, entidades bancárias e financeiras, empresas provedoras de serviços de TIC, entre outros convidados. Destaque especial vai para AMPETIC – Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação – que aceitou o desafio de apresentar o tema Desafios na Contratação e Prestação de Serviços e Bens de TIC em Moçambique, em representação do sector privado na área das TIC.