Noticias

Formação na metodologia de ensino e-Learning

 

Iniciou na segunda-feira, dia 29 de Novembro, a formação de 23 formadores do nível Central e Provincial, para os Cursos do SISTAFE, e-SISTAFE e Sistemas Complementares, divididos em 3 três grupos, referente à metodologia de ensino à distância “e-learning“.

A formação que se estenderá até ao dia 17 de Dezembro, é a primeira em matéria associada à metodologia de ministrar formação à distância associada às TIC’s, buscando a criação de condições que impulsionem a todos à mudança de paradigma em relação ao momento que se vive, privilegiando participação via online.

Com o advento da Pandemia da COVID-19, preocupado em manter a continuidade de acções de formação respeitando sempre as novas regras de convívio tanto social, quanto profissional, o CEDSIF, IP viu-se na necessidade de buscar soluções alternativas para responder cabalmente às necessidades de capacitação dos Formadores e Utilizadores do e-SISTAFE, tendo em 2020 iniciado o Projecto de implementação da metodologia de ensino à distância (e-Learning) para os cursos do SISTAFE e de e-SISTAFE.

Até então, foram igualmente formados 9 técnicos do CEDSIF na operacionalização desta metodologia, o que vai permitir que todas as formações sejam realizadas dentro desta plataforma.

Muito embora tenha havido este investimento intelectual, persistem ainda alguns desafios, como:

  • A necessidade de se estabelecer uma plataforma tecnológica do e-Learning do CEDSIF, IP, acessível pela rede e-SISTAFE a nível nacional (Central, Provincial e Distrital);
  • O recurso ao uso da plataforma de ensino Moodle, como padrão para todas as formações do SISTAFE e do e-SISTAFE no País;
  • A necessidade de se criar capacidade para a produção e gestão de conteúdos para o e-Learning, com o estabelecimento de um laboratório Multimídia;
  • A implementação de solução automática para as solicitações de formações;
  • Definição e disponibilização do Catálogo dos Cursos de SISTAFE e de e-SISTAFE na plataforma do e-SISTAFE;
  • Implementação de Certificação dos Cursos do SISTAFE e de e-SISTAFE;
  • Implementação de formações calendarizadas no País; e
  • Disponibilizar o acesso da plataforma tecnológica e-Learning através da Internet.

Estes desafios, uma vez alcançados, permitiriam ao CEDSIF, entre outros, a reduzir seus custos com acções de formação, a maximizar os processos de formação e a reduzir credenciamentos indevidos.

No acto da abertura do curso, o PCA do CEDSIF, IP, Hermínio Sueia, dirigiu uma palavra de apreço aos formandos, encorajando a estes a se desafiarem cada vez mais na busca de solução e alternativas de formação em momento de pandemia, metodologias estas que se mostram um caminho sem volta, com vista a maximizar o processo de abrangência e custos de formações. (X)

 

Pesquisa


Destaques


Lançado Projecto de Contratação Pública Electrônica (e-CP) ler mais
CEDSIF, IP participa BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 ler mais
PCA do CEDSIF, IP participa na visita de cortesia sobre Janela Única Electrónica ler mais
CEDSIF, IP DISTINGUE OS MELHORES CLASSIFICADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ANUAL DE INOVAÇÃO. ler mais
10ª REUNIÃO ANUAL DA QUALIDADE, DO CEDSIF, IP ler mais
e-SISTAFE 20 ANOS, MODERNIZANDO OS PROCESSOS DE GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS PARA MELHOR SERVIR AO CIDADÃO ler mais
NOVAS INSTALAÇÕES PARA O CEDSIF, IP EM MANICA ler mais
CEDSIF, IP PARTICIPA DA CIMEIRA DE DIGITALIZAÇÃO DOS GOVERNOS DE ÁFRICA 2024 ler mais