Noticias

CEDSIF apresenta Projecto SGIP


O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), acolheu no mês de Maio a reunião de arranque do projecto de implementação do Sistema de Gestão de Informação de Finanças Públicas (SGIP). Este evento, marcou o inicio das actividades da consultoria do projecto SGIFP após uma longa espera da conclusão da contratação da empresa responsável pela implementação do referido projecto, que iniciou em Abril de 2017 e terminou em Maio d 2018.
Falando na sessão de abertura, o Director Geral do CEDSIF, Herminio Sueia apelou a todos os envolvidos no projecto um pleno engajamento na execução das tarefas, o cumprimento dos prazos, a geração de entregáveis de qualidade inquestionável e que sejam efectivamente úteis à todos os usuários do sistema quer sejam actores relevantes no processo de gestão de finanças públicas quer seja académicos, empresas e até o cidadão curioso que queira melhor compreender a natureza e a qualidade dos números que o sistema de gestão de finanças públicas gera. “Quero que em todo o processo sejam observados princípios éticos e de integridades insuspeitas para que não ocorram factores perturbadores da imagem de todos as partes envolvidas, isto é fundamental”, apelou o Director Geral. Por outro lado, o Director Geral do CEDSIF, anunciou que a GSTEP foi a empresa vencedora do concurso para a implementação deste projecto e assinou com o CEDSIF um contrato no valor de 43.857.121.96 MT. No concurso, segundo Herminio Sueia, onze empresas manifestaram interesse, tendo sido seleccionadas 5 empresas para a fase de apresentação das propostas técnicas e somente três passaram para a fase final de apresentação das propostas financeiras tendo a GSTEP sido a vencedora.
O SGIFP será um sistema com processos e tecnologias modernas de tratamento de informação, cujo módulo, denominado Módulo de Gestão de Informação (MGI) está previsto na alínea c) do ponto 2, do art.º 99 do Decreto 23/2004, aplicando Business Intelligence (BI) por forma a tirar partido das vantagens que esta disciplina actualmente oferece.
Business Intelligence refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio.
O desenvolvimento do SGIFP tem em vista o aumento da probabilidade de tomada de decisão mais acertada, que seja baseada em factos e previsões para impulsionar a Reforma do Estado, por meio da disponibilização de informação qualitativa e de gestão para a Gestão das Finanças Públicas em tempo útil e de forma flexível, propiciando uma interpretação inteligente dos dados gerados pelos diferentes módulos do e-SISTAFE.
Participaram no evento, quadros senióres e responsáveis no Programa de Gestão de Finanças Públicas orientado para Resultados (PGFPoR), do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, algumas direcções do Ministério da Economia e Finanças nomeadamente, a Direcção Nacional do Tesouro, a Direcção Nacional de Monitoria e Avaliação, a Direcção Nacional de Contabilidade Pública, a Direcção Nacional de Planificação e Orçamento, a Direcção de Estudos Económicos e Financeiros e a Inspecção Geral de Finanças, o Instituto Nacional do Governo Eletrónico (INAGE), a Cooperação Portuguesa em Moçambique, Equipas de Consultores do Projeto SGIP, a Direcção Geral do CEDSIF e convidados. (x)

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais