Noticias

PILOTO DO e-SNGRHE

 

Em concepção desde Outubro de 2014, o Sistema Electrónico Nacional de Gestão de Recursos Humanos do Estado-(e-SNGRHE) está a ser implementado de forma conjunta, pelos Ministérios da Administração Estatal e Função Pública e da Economia e Finanças, especificamente pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), responsável pelo desenvolvimento e operacionalização do sistema informático que vai permitir a padronização dos procedimentos de gestão dos Recursos Humanos do Estado.

Volvidos 3 anos, teve início em Dezembro de 2017, a operacionalização do Piloto do e-SNGRHE, com vista a avaliar a eficácia da plataforma desenvolvida na resposta aos objectivos de acompanhamento do Ciclo de Vida dos Funcionários e Agentes do Estado (FAE), cumprimento dos procedimentos estabelecidos pelo SNGRHE e a performance da aplicação.
A implementação ocorreu de forma faseada em 17 (dezassete) instituições, sendo 8 (oito) de nível central, 6 (seis) na Província de Maputo e 3 (três) no Distrito de Boane.
A 1ª Fase ocorreu de Dezembro de 2017 a Março de 2019, tendo iniciado com a actualização dos Processos Individuais (PI), no e-SNGRHE, que consistiu na digitação da informação pessoal e profissional dos FAE que não constava dos dados migrados do e-CAF – Plataforma Informática do Cadastro dos Funcionários do Estado.

A 2ª Fase começou em Junho de 2018, com a disponibilização da Prova de Vida (PV) dos FAE a partir do e-SNGRHE, tendo permitido que a PV para os Sectores envolvidos no Piloto passasse também a ser realizada nesta aplicação de forma obrigatória, com efeitos a partir de Outubro de 2019, trazendo maior controlo sobre o efectivo dos FAE cadastrados no e-SNGRHE.
A 3ª Fase ocorreu de Abril a Novembro de 2019, com o processamento de salários com base na informação gerada pelo e-SNGRHE, o que permitiu o início do processamento de salários no Sistema Electrónico de Processamento e Cálculo da Folha de Salários (e-FOLHA), substituindo-se a informação dos FAE que anteriormente era enviada pelo e-CAF, pela informação que actualmente é enviada pelo e-SNGRHE.

Até 30 de Novembro de 2019, 16 instituições do Piloto, já processam os salários com base na informação gerada pelo e-SNGRHE, abrangendo um total de 8.480 FAE, sendo 7.441 FAE do nível Central e 1.039 FAE da Província de Maputo (incluindo o Distrito de Boane).

Refira-se que ao longo do período de implementação do Piloto (24 meses) as melhorias no sistema são contínuas tornando o sistema mais robusto. Assim, espera-se que a sua a expansão para os demais órgãos e instituições do Estado ocorra ainda no ano corrente.

Pesquisa


Destaques


Lançado Projecto de Contratação Pública Electrônica (e-CP) ler mais
CEDSIF, IP participa BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 ler mais
PCA do CEDSIF, IP participa na visita de cortesia sobre Janela Única Electrónica ler mais
CEDSIF, IP DISTINGUE OS MELHORES CLASSIFICADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ANUAL DE INOVAÇÃO. ler mais
10ª REUNIÃO ANUAL DA QUALIDADE, DO CEDSIF, IP ler mais
e-SISTAFE 20 ANOS, MODERNIZANDO OS PROCESSOS DE GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS PARA MELHOR SERVIR AO CIDADÃO ler mais
NOVAS INSTALAÇÕES PARA O CEDSIF, IP EM MANICA ler mais
CEDSIF, IP PARTICIPA DA CIMEIRA DE DIGITALIZAÇÃO DOS GOVERNOS DE ÁFRICA 2024 ler mais