Noticias

SPO em retiro de planificação

Técnicos e equipa de gestão do Projecto do Subsistema de Planificação e Orçamento (SPO) realizou entre 15 a 17 de Abril, um retiro para reflectir em torno das metodologias para a elaboração do Plano Económico Social e Orçamento do Estado para 2020.

O objectivo principal deste encontro que juntou técnicos do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), Direcção Nacional de Planificação e Orçamento, Direcção Nacional de Contabilidade Pública (DNCP) e Autoridade Tributária de Moçambique (AT), era compreender a filosofia do SPO, seus contornos, implicações nos processos de planificação pública, e preparar o exercício de planificação para 2020 tendo em conta o pacote da Descentralização.

Cristina Matusse, Directora Nacional Adjunta de Planificação e Orçamento, convidada a fazer uma resenha do decurso do evento, disse que foi uma semana bastante produtiva na medida em que os intervenientes do projecto, estiveram abstraídos, se dedicando apenas a discorrer a maturação do SPO de forma objectiva.

O momento de debates exigiu maior concentração para o ponto sobre a elaboração da proposta de lei de finanças dos órgãos de governação descentralizadas. Olhamos para a filosofia do SPO e tentamos melhorar algumas questões que têm a ver com a gestão dos programas de coordenação entre os diferentes níveis em relação a sua implementação.

Olhamos para os instrumentos do Subsistema de Planificação e Orçamento e a carteira de pogramas. Foi feita uma revisão e proposta de novos programas. Saímos daqui com a proposta de lei já consolidada e pronta para ser partilhada com os órgãos de Direcção do Ministério e actualizamos alguns aspectos de metodologias que se mantém as mesmas de 2019. Nos próximos dias iniciam acções de capacitação para técnicos a nível das províncias, sintetizou a Directora Cristina.

“Durante os quatro dias de retiro e com uma envolvimento activo dos participantes, conseguimos atingir os resultados esperados”, explicou Cristina Matusse.

O SPO compreende todos os órgãos e instituições do Estado que intervêm nos processos de planificação e orçamentação, por forma a promover eficiência, eficácia e transparência no alcance dos objectivos do Governo com vista ao desenvolvimento nacional. O processo de implementação do SPO compreende duas grandes etapas, inicia com a produção da documentação da sua filosofia, (o que se pretende corrigir), como será feita a correcção, que mecanismos serão usados, o que implica essa mudança no sistema, entre outros e desenvolvimento do módulo informático – Módulo de Planificação e Orçamentação (MPO), e culmina com a entrega do mesmo em ambiente de produção.

Fazem parte do Projecto SPO, técnicos do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) e a Direcção Nacional de Planificação e Orçamento – MEF, com o financiamento da União Europeia(x)

Pesquisa


Destaques


Lançado Projecto de Contratação Pública Electrônica (e-CP) ler mais
CEDSIF, IP participa BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 ler mais
PCA do CEDSIF, IP participa na visita de cortesia sobre Janela Única Electrónica ler mais
CEDSIF, IP DISTINGUE OS MELHORES CLASSIFICADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ANUAL DE INOVAÇÃO. ler mais
10ª REUNIÃO ANUAL DA QUALIDADE, DO CEDSIF, IP ler mais
e-SISTAFE 20 ANOS, MODERNIZANDO OS PROCESSOS DE GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS PARA MELHOR SERVIR AO CIDADÃO ler mais
NOVAS INSTALAÇÕES PARA O CEDSIF, IP EM MANICA ler mais
CEDSIF, IP PARTICIPA DA CIMEIRA DE DIGITALIZAÇÃO DOS GOVERNOS DE ÁFRICA 2024 ler mais