Noticias

CEDSIF REALIZA A SUA 9ª RAQ

Sob o Lema “CEDSIF, IP, promovendo a criatividade e inovação organizacional”, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP), realizou, de 23 à 24 de Novembro, no Município da Matola a sua 9ª Reunião Anual de Qualidade (RAQ). Este encontro, tinha como objectivo avaliar o desempenho do Sistema de Gestão do CEDSIF, IP, de modo a mantêlo constantemente adequado e assegurar a sua melhoria contínua, tendo em conta a conformidade, eficácia e alinhamento com os objectivos estratégicos da organização.

 

A 9ª RAQ foi dividida em 2 dias, dos quais, o 1º dia foi em formato de workshop em que foram criados 6 grupos sendo 2 para cada tema específico, nomeadamente: (i) Grupo 1 e Grupo 2, tema Desafios do CEDSIF, IP no Desenvolvimento dos Recursos Humanos; (ii) Grupo 3 e Grupo 4, tema Relacionamento do CEDSIF, IP com os Clientes, Parceiros e Partes Interessadas; e (iii) Grupo 5 e 6, tema O Processo de Planificação e sua contribuição para a melhoria da qualidade do CEDSIF, IP. As discussões dos grupos culminaram com a produção de documentos contendo propostas de melhorias nas áreas em questão.

 

A abertura das sessões de trabalho do 1º dia esteve a cargo do Administrador Executivo Jacinto Muchine, que no seu discurso destacou o modelo inovador da realização desta Reunião Anual da Qualidade em dois dias separados e com a presença dos delegados provinciais e disse: “Queremos encorajar aos colegas que busquem e encontrem soluções dos problemas que afectam o CEDSIF, IP. Temos que continuamente identificar formas inovadoras e modernas de fazer as coisas dentro das nossas atribuições”.

 

Jacinto Muchine, disse ainda que, “ao optar-se por este modelo de reunião é a forma de o CEDSIF, IP reconhecer que o pensamento estratégico da instituição, não só sai do Conselho de Administração, da sala dos directores ou nas reuniões dos directores, mas nós todos como colaboradores fazemos parte da construção da instituição, daquilo que é o nosso futuro.

 

O segundo dia, em que se realizou a reunião propriamente dita, contou com as apresentações sobre os processos de gestão do CEDSIF, IP, nomeadamente: (i) Análise da Implementação do sistema de Gestão do CEDSIF, IP; (ii) Desempenho dos Processos de Gestão do CEDSIF, IP; e (iii) Ponto de Situação da Implementação do Plano de estabilização dos sistemas para a melhoria do desempenho do CEDSIF, IP.

 

De seguida foram feitas apresentações das propostas de melhorias relativas aos 3 temas discutidos no 1º dia pelos representantes dos grupos de trabalho.

 

A abertura do evento neste segundo dia esteve a cargo do Vice-Ministro da Economia e Finanças, Amilcar Tivane, tendo dito que a Reunião Anual da Qualidade é uma oportunidade única para uma reflexão conjunta sobre os desafios actuais, fazendo uma análise retrospectiva sobre o trabalho realizado até então. “Como devem imaginar, os desafios do CEDSIF, IP são colossais, pela natureza e âmbito de actuação. Portanto, todo o aparato de Gestão de Finanças Públicas em Moçambique tem no CEDSIF, IP a sua unidade central, isto é, um cockpit que comanda toda a actividade de várias unidades de supervisão.”

 

Convidou aos participantes a pensarem como é que criativamente e de forma inovadora e resoluta deve-se calibrar as estratégias e planos anuais e todo o quadro operacional para assegurar a entrega de produtos e serviços que satisfaçam as necessidades de todas as partes interessadas.

Considerando que nas Finanças Públicas, os vários subsistemas não são unidades estáticas e que têm evoluído ao longo do tempo, tendo agregado novos serviços e aumentado a demanda dos beneficiários, Amilcar Tivane, falou sobre a necessidade de continua e progressivamente, o CEDSIF, IP adaptar a carteira de serviços para responder os anseios dos beneficiários, sendo que, se o beneficiário não estiver satisfeito com o leque de serviços, não teremos alcançado os nossos objectivos. Frisou que a evolução dos sistemas de informação face aos adventos científicos (inteligência artificial), cloud computing e outras inovações no espaço das TI exigem que os quadros do CEDSIF, IP estejam à altura de absorver este novo conhecimento e integrar na matriz de serviços prestados, sem esquecer que temos que responder as necessidades dos stakeholders.

 

Por estarmos a operar sob constate pressão, destacou que é importante que a arquitetura que sustenta os subsistemas, tenha capacidade instalada de reserva suficiente para operar em situações de stress e responder a choques. O CEDSIF, IP tem o desafio de ter e manter os melhores quadros que o mercado oferece e estar no topo do estágio de arte em desenhar sistemas de gestão de Finanças Públicas e integrar inovações, e para o efeito, a questão da formação, a adequação da estrutura de incentivos, o desenvolvimento socioprofissional, são questões críticas.

Ainda na sua locução, Amilcar Tivane, ressalvou que “garantir a qualidade é uma grande responsabilidade, pelo que, o CEDSIF, IP deve assumir e perseguir sem contemplações, e consagrarse como uma entidade provedora de serviços de modernização dos processos e dos sistemas de informação como prioridade para a Gestão de Finanças Públicas e outras áreas complementares   a todos órgãos e instituições de Estado e entidades descentralizadas”.

 

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, Manuel dos Santos, disse que a Reunião Anual da Qualidade reflecte todo um trabalho que o CEDSIF, IP tem feito durante todos os anos e este em particular vai fazer o balanço do que foi feito desde Janeiro até a data. “Ao realizarmos esta reunião, em dois dias é uma forma de permitir mais debates e entrosamento entre as equipas de trabalho de modo a permitir que alcancemos resultados satisfatórios”.

 

Durante o evento, procedeu-se ainda com a apresentação da proposta de lançamento do Prémio Anual de Inovação (PAI), um instrumento de promoção da valorização do reconhecimento dos colaboradores pela proposta e/ou desenvolvimento de iniciativas de inovação que tenham impacto nos resultados da estratégia do CEDSIF, IP. Este, é de âmbito interno ao CEDSIF, IP e com a periodicidade anual.

 

A 9ª Reunião Anual da Qualidade do CEDSIF,IP contou com a presença 80 colaboradores do CEDSIF, IP, dentre eles, o Conselho de Administração, Membros do Conselho Técnico, Delegados Provinciais e técnicos de diversas áreas. Adicionamente, no segundo dia, de forma remota, participaram outros 11 técnicos de diferentes áreas.

 

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais