Noticias

LANÇADA PLATAFORMA INFORMÁTICA e-INAS

Procedeu-se no dia 19 de Julho em Maputo, ao lançamento do Sistema Informático de Gestão de Beneficiários dos Programas de Protecção Social Básica, denominado e-INAS.

A cerimónia foi dirigida pela Ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, e contou com a presença do Ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo, da Directora do INAS, Maria da Gloria Siaca, dos Directores Geral e Adjunto do CEDSIF, Herminio Sueia e Tricamo Tajú respectivamente, do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Rubben Vicente, representantes de Agências de Cooperação e do Sector Privado, de outras personalidades e representantes da Sociedade Civil.

No discurso de lançamento, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque disse que o Sistema, ora lançado, enquadra-se nos esforços do Governo, em prosseguir com a Reforma do Sector Público, através do fortalecimento dos mecanismos de gestão dos recursos públicos com eficácia e transparência, e na implementação da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica 2016-2024. “Estamos convictos que o Sistema de Gestão de Beneficiários, o e-INAS, permitirá melhorar o atendimento dos beneficiários dos programas de assistência social porque vai permitir, com maior precisão, determinar e monitorar a elegibilidade dos candidatos aos diferentes programas de transferências sociais, prevenindo desta forma a duplicação de benefícios, e outros erros inerentes ao processo”.

Reforçou que o e-INAS, não pode ser visto como uma mera base de armazenamento de dados, pois, ele cumpre outras funções, que permitirão o mapeamento dos grupos-alvo do Sector do Género, Criança e Acção Social, elemento fundamental para o conhecimento da sua magnitude e necessidades com vista a garantir uma intervenção coordenada e integrada de acções de assistência social. “Temos o desafio de estabelecer a sua ligação aos sistemas de outras instituições intervenientes na protecção social de modo a partilhar informações e mantermos uma interacção permanente entre as componentes de assistência social, acção social na saúde e educação, bem como, com os subsistemas de Segurança Social Obrigatória e Complementar, geridas pelos Institutos Nacionais de Segurança Social e de Previdência Social, respectivamente”, anotou a Ministra.

O Sistema de Gestão de Beneficiários dos Programas da Protecção Social Básica, e-INAS é o sistema informático que gere processos interligados que auxiliam a gestão e operacionalização de programas de protecção social implementados pelo Instituto Nacional de Acção Social. O e-INAS foi desenvolvido pelo CEDSIF no âmbito do cumprimento do Plano Estratégico do CEDSIF 2015 – 2019.

Para o Director-Geral do CEDSIF, Hermínio Sueia, o e-INAS contribuirá decisivamente para o aumento da eficiência no uso dos fundos públicos e da despesa para a protecção social, em particular, garantindo que os subsídios cheguem as mãos dos beneficiários, atempadamente e que mais pessoas vulneráveis sejam abrangidas pela protecção social. Assim, este marco representa também um avanço na melhoria dos processos de Finanças Públicas.

Por seu vez, o representante da OIT falando em representação dos parceiros de cooperação, anotou que para a efectivação dos direitos preconizados na legislação, no que tange a proteção social, torna-se imprescindível contar com sistemas de gestão de informação robustos, modernos e fiáveis que permitam aumentar a eficácia com que os programas são implementados e obter ganhos de eficiência no uso dos limitados recursos com que o sector conta, assim como garantir a transparência no uso de mecanismos eletrónicos de pagamento. “O sistema de gestão de informação (e-INAS), cujo nascimento estamos hoje a presenciar, possibilitará a interligação das bases de dados com outras instituições que fazem igualmente parte do sistema de protecção social definido, segundo a lei 4/2007, como são o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), permitirá igualmente melhorar a verificação e orçamentação dos programas do INAS e possibilitará uma monitorização em tempo real do desempenho das 31 delegações do INAS em todo o país”.

Pesquisa


Destaques


Lançado Projecto de Contratação Pública Electrônica (e-CP) ler mais
CEDSIF, IP participa BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 ler mais
PCA do CEDSIF, IP participa na visita de cortesia sobre Janela Única Electrónica ler mais
CEDSIF, IP DISTINGUE OS MELHORES CLASSIFICADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO ANUAL DE INOVAÇÃO. ler mais
10ª REUNIÃO ANUAL DA QUALIDADE, DO CEDSIF, IP ler mais
e-SISTAFE 20 ANOS, MODERNIZANDO OS PROCESSOS DE GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS PARA MELHOR SERVIR AO CIDADÃO ler mais
NOVAS INSTALAÇÕES PARA O CEDSIF, IP EM MANICA ler mais
CEDSIF, IP PARTICIPA DA CIMEIRA DE DIGITALIZAÇÃO DOS GOVERNOS DE ÁFRICA 2024 ler mais