Noticias

Novo Laboratório do e-SISTAFE

O Distrito de Limpopo, na Provincia de Gaza, conta desde o dia 10 de Maio corrente com um laboratório do e-SISTAFE, instalado com recurso e  equipamentos informáticos adquiridos através da subvenção da União Europeia. Trata-se de uma construção de raiz feita pelo distrito de Limpopo, em resposta ao apelo que a delegação do CEDSIF em Gaza vinha fazendo para que se tenha a nível do distrito, uma sala para a instalação do equipamento do e-SISTAFE de modo a reduzir a mobilidade de técnicos na procura de terminal para a realização das transações na plataforma e-SISTAFE.

Inaugurado pelo Secretário de Estado daquela Província, Amosse Macamo, o mesmo dispõe de capacidade instalada de 12 computadores, estando no momento equipado com oito (8) computadores, nove (9) UPS, uma (1) impressora, uma (1) câmara para Cadastro e Prova de Vida de Funcionários e Agentes do Estado, dois (2) leitores de impressões digitais, numa rede estruturada de dados com capacidade técnica para responder a operações do e-SISTAFE naquele distrito.

De referir que a província de Gaza possui dezasseis (16) laboratórios dos quais nove (9) beneficiaram de instalação de uma rede estruturada de dados financiada pelos fundos da União Europeia.

A construção do edifício onde funciona o laboratório foi financiado pelo Orçamento do Estado, através do fundo de investimento para construções e reabilitação de infraestruturas distritais num custo total de 1.366.206,19 de Meticais.

Dirigindo-se a população na ocasião, Amosse Macamo  recorreu a comunicação em língua local, apelando a conservação da infraestrutura e do equipamento nele existente, ressaltando que  os funcionários do distrito tem a rota para realização de operações, mais encurtada, não precisando de se deslocar para a cidade de Xai-Xai para efeitos da prova de vida pois a nível do distrito já existem condições para o efeito assim como para a realização de outras transações no e-SISTAFE.

Por sua vez, Leonel Manusse representando o CEDSIF a nível da Província de Gaza, referiu que, com a instalação deste laboratório espera-se a redução da mobilidade de técnicos do distrito de Limpopo à cidade de Xai-Xai a procura de uma instituição com terminal do e-SISTAFE para a realização de transações, uma vez que todas as instituições do distrito estão com a execução orçamental descentralizada. “Não só se espera a redução da mobilidade, como também estão assim criadas as condições para a realização de acções de formação de usuários do SISTAFE e-SISTAFE  a nível do Distrito”, afirmou.

 

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais