Noticias

Empossados Administradores Executivos do CEDSIF, IP

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, conferiu posse, na tarde de hoje, dia 06 de Setembro, na cidade de Maputo, a dois Membros do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, nos termos da alínea g) do artigo 6 do Decreto nº 67/2019, de 05 de Agosto, que define as normas de organização e funcionamento, bem como as competências e mecanismos de gestão do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP).Trata-se de Jacinto Muchine e João Alguineiro, seleccionados através de um concurso público, conforme previsto no nº 3 do artigo 9 do Decreto supra referido.  para exercerem as funções de Administradores Executivos. Com esta nomeação fica completa a composição do Conselho de Administração do CEDSIF que inclui o Presidente do Conselho de Administração, Hermínio Sueia, nomeado por Resolução nº 26/2021, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros.

Dirigindo-se aos empossados, Adriano Maleiane, em poucas palavras enquadrou este acto no processo da restruturação organizacional, sublinhando que foi um processo longo e que, felizmente, terminou com a transformação do CEDSIF em Instituto Público. Maleiane reconheceu a qualidade dos empossados, considerando o seu apuramento no concurso público. “Acompanhei este processo do concurso de seleção dos administradores, percebi que foi bastante concorrido, pelo que é gratificante que vocês tenham conseguido estes resultados”.

Para Maleiane, daqui em diante a responsabilidade é acrescida não só para os administradores, mas também para o CEDSIF, IP, considerando o seu papel na modernização dos processos de Gestão das Finanças Públicas, principalmente com a aprovação  da nova Lei do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) que  alterou os subsistemas deste sistema, introduzindo o Subsistema de Planificação e Orçamento (SPO) em substituição do Subsistema do Orçamento do Estado (SOE), o Subsistema de Auditoria Interna (SAI), em substituição do Subsistema de Controlo Interno (SCI) e criando o Subsistema de Monitoria e Avaliação (SMA), mantendo os Subsistema do Tesouro Público (STP), o Subsistema da Contabilidade Pública (SCP) e o Subsistema do Património do Estado (SPE). O Ministro Adriano Maleiane, terminou a sua intervenção, felicitando aos empossados e deixou um desafio: “não é para descansar, é para trabalhar. Por isso faremos de tudo que estiver ao nosso alcance para vos ajudar no que for possível. Sucessos nessa nova página e contem connosco”, rematou.

De recordar que na antiga estrutura do CEDSIF, Jacinto Muchine e João Alguineiro desempenhavam respectivamente as funções de Director-Geral Adjunto e a de Coordenador da Unidade de Coordenação e Gestão de Projectos (UCGP).

Ainda, em despachos separados, o Ministro da Economia e Finanças, fez cessar as funções de Director-Geral Adjunto do CEDSIF aos Srs. Jacinto Muchine e Tricamo Tajú, que vinham exercendo em comissão de serviço desde 06 de Setembro de 2010.

Participaram na cerimónia para além do Ministro, a Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, O Secretário Permanente do MEF, Domingos Lambo, O Director de Comunicação e Imagem do MEF, Alfredo Muthombene, o PCA do CEDSIF, Hermínio Sueia e outros quadros do Ministério da Economia e Finanças.

Terminada a cerimônia de posse e já nas instalações do CEDSIF, pelas 16:30h, o PCA orientou a primeira sessão de trabalho do Conselho de Administração do CEDSIF, IP com o objectivo de definir as acções prioritárias e urgentes, bem como os mecanismos de articulação entre os membros do Conselho de Adminisrração. (X)

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais