Noticias

Empossados Administradores Executivos do CEDSIF, IP

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, conferiu posse, na tarde de hoje, dia 06 de Setembro, na cidade de Maputo, a dois Membros do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, nos termos da alínea g) do artigo 6 do Decreto nº 67/2019, de 05 de Agosto, que define as normas de organização e funcionamento, bem como as competências e mecanismos de gestão do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP).Trata-se de Jacinto Muchine e João Alguineiro, seleccionados através de um concurso público, conforme previsto no nº 3 do artigo 9 do Decreto supra referido.  para exercerem as funções de Administradores Executivos. Com esta nomeação fica completa a composição do Conselho de Administração do CEDSIF que inclui o Presidente do Conselho de Administração, Hermínio Sueia, nomeado por Resolução nº 26/2021, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros.

Dirigindo-se aos empossados, Adriano Maleiane, em poucas palavras enquadrou este acto no processo da restruturação organizacional, sublinhando que foi um processo longo e que, felizmente, terminou com a transformação do CEDSIF em Instituto Público. Maleiane reconheceu a qualidade dos empossados, considerando o seu apuramento no concurso público. “Acompanhei este processo do concurso de seleção dos administradores, percebi que foi bastante concorrido, pelo que é gratificante que vocês tenham conseguido estes resultados”.

Para Maleiane, daqui em diante a responsabilidade é acrescida não só para os administradores, mas também para o CEDSIF, IP, considerando o seu papel na modernização dos processos de Gestão das Finanças Públicas, principalmente com a aprovação  da nova Lei do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) que  alterou os subsistemas deste sistema, introduzindo o Subsistema de Planificação e Orçamento (SPO) em substituição do Subsistema do Orçamento do Estado (SOE), o Subsistema de Auditoria Interna (SAI), em substituição do Subsistema de Controlo Interno (SCI) e criando o Subsistema de Monitoria e Avaliação (SMA), mantendo os Subsistema do Tesouro Público (STP), o Subsistema da Contabilidade Pública (SCP) e o Subsistema do Património do Estado (SPE). O Ministro Adriano Maleiane, terminou a sua intervenção, felicitando aos empossados e deixou um desafio: “não é para descansar, é para trabalhar. Por isso faremos de tudo que estiver ao nosso alcance para vos ajudar no que for possível. Sucessos nessa nova página e contem connosco”, rematou.

De recordar que na antiga estrutura do CEDSIF, Jacinto Muchine e João Alguineiro desempenhavam respectivamente as funções de Director-Geral Adjunto e a de Coordenador da Unidade de Coordenação e Gestão de Projectos (UCGP).

Ainda, em despachos separados, o Ministro da Economia e Finanças, fez cessar as funções de Director-Geral Adjunto do CEDSIF aos Srs. Jacinto Muchine e Tricamo Tajú, que vinham exercendo em comissão de serviço desde 06 de Setembro de 2010.

Participaram na cerimónia para além do Ministro, a Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, O Secretário Permanente do MEF, Domingos Lambo, O Director de Comunicação e Imagem do MEF, Alfredo Muthombene, o PCA do CEDSIF, Hermínio Sueia e outros quadros do Ministério da Economia e Finanças.

Terminada a cerimônia de posse e já nas instalações do CEDSIF, pelas 16:30h, o PCA orientou a primeira sessão de trabalho do Conselho de Administração do CEDSIF, IP com o objectivo de definir as acções prioritárias e urgentes, bem como os mecanismos de articulação entre os membros do Conselho de Adminisrração. (X)

Pesquisa


Destaques


Mensagem do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador ler mais
Mensagem do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres nas TIC ler mais
CEDSIF, IP e INPS, IP assinam acordo de parceria ler mais
Novos Chefes de Departamentos, Repartições e Gestores de Projectos ler mais
Empossados novos Directores de Serviços ler mais
2 Anos do e-SISTAFE Autárquico ler mais
CEDSIF, IP participa no Fórum Empresarial da Matola ler mais
Empossados novos quadros no CEDSIF, IP ler mais