Noticias

Herminio Sueia nomeia e confere posse a quadros do CEDSIF, IP para exercerem funções de Direcção e Chefia

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Centro de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Sistemas de Finanças (CEDSIF, IP), Hermínio Sueia, ao abrigo do disposto no n° 1 do artigo 25 do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE), aprovado pela Lei n° 10/2017, de 01 de Agosto, conjugado com a alínea J) do n° 1 do artigo 10 da Resolução n° 44/2019, de 31 de Dezembro, que aprova o Estatuto Orgânico do CEDSIF, IP, nomeou por despachos separados de 15 de Setembro de 2021, e conferiu posse a 16 de Setembro, nas instalações do CEDSIF, a seis quadros do CEDSIF, IP que vão exercer cargos de direcção e chefia.

Trata-se de Marcelino Chemane empossado como Chefe do Gabinete de Coordenação de Projectos; Edgar Gemo, Chefe do Gabinete Jurídico; João Marengue, Chefe do Departamento de Sistemas de Informação; Carlos Magno, Chefe do Departamento de Administração e Finanças; António Cavele, Chefe do Departamento de Aquisições; e Gilberta Dengo, Chefe do Departamento de Recursos Humanos.

Dirigindo-se aos empossados, o PCA do CEDSIF disse que cada um dos nomeados tem a tarefa de assegurar o cumprimento dos objectivos da instituição e que cada dia que passa sem actividade concreta “significa uma perda para os cerca de 30 milhões de moçambicanos porque é a eles que servimos e, os colegas juraram servir com lealdade não ao Presidente do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, mas sim ao povo moçambicano”. Herminio Sueia frisou mais uma vez a importância da lealdade para com o povo, destacando que o trabalho a ser realizado deve responder as expectativas das instituições, dos utilizadores e ao previsto na reforma da Gestão das Finanças Públicas. Cada colaborador deve trabalhar focado em resultados e assegurando o cumprimento dos compromissos assumidos.

Sobre a escolha dos quadros ora empossados, explicou que a sua nomeação não foi uma escolha arbitrária do PCA. Relativamente a cada um dos empossados, teve a oportunidade de articular com os seus pares no Conselho de Administração, os colegas Administradores Executivos, que validaram as propostas apresentadas, trazendo os elementos que justificam a nomeação.

Por fim, Herminio Sueia, falando em nome dos demais colegas que constituem o corpo de trabalho do CEDSIF a nível central e provincial, felicitou aos empossados por terem sidos escolhidos, ressalvando que a sua missão não será fácil, mas que em conjunto pode-se fazer muito, recordando na ocasião a importância da gestão por compromisso e o cumprimento dos prazos das entregas. “Não apresentem dificuldades, mas sim apresentem soluções. É esse o colaborador de direcção e chefia que nós queremos para o CEDSIF, IP e teremos muita atenção nesse aspecto”, disse.

De seguida, o PCA convidou os Administradores Executivos a tecerem algumas considerações começando por Jacinto Muchine que disse que “esta é uma nova etapa, temos desafios claros para o CEDSIF, não para esta equipa que acaba de ser indicada, mas também para todos os colaboradores do CEDSIF cuja primeira missão é garantir o cumprimento dos planos de trabalho, acelerar a reforma, assegurar o funcionamento pleno do e-SISTAFE e outros sistemas sob gestão do CEDSIF e a sustentabilidade técnica e financeira da instituição”. Muchine recordou que um dos desafios do CEDSIF é concluir as reformas previstas na nova Lei do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) e melhorar o controlo dentro do Sistema para reduzir riscos de fraude e impulsionar a modernização e digitalização da economia moçambicana, trabalhando com todo afinco e abnegação”.

Por sua vez, o Administrador João Alguineiro, destacou que as vitórias colectivas só vêm de um trabalho conjunto, chamando atenção à importância de se retirar nos vocabulários dos colaboradores do CEDSIF alguns dizeres como “é impossível”, “é difícil”, “eu não consigo”, e “estou a espera” porque esta não deve ser a nossa forma de pensar, mas sim ter foco no efeito final de tudo quanto deve ser feito. Alguineiro defendeu ainda a necessidade de união de todos os colaboradores para que em conjunto se consiga alcançar os objectivos e fazer um CEDSIF mais forte que entrega resultados e que continue a ser orgulho dentro e também fora do país. (X)

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais