Noticias

CEDSIF na 1ª Edição do Fórum de Governação da Internet

 

Sob o lema “Por uma Internet Acessível e Inclusiva”, o Instituto Nacional de Tecnologia e Comunicação (INTIC), realizou na cidade de Maputo de 3 a 5 de Novembro a 1ª Edição do Fórum de Governação da Internet em Mocambique (FGiMz 2021).

Trata-se de uma plataforma de debate inclusivo na área de governação da internet, que se realizou pela primeira vez no país, e que doravante passará a ser um evento anual, com o objectivo de promover o debate e a auscultação pública sobre as linhas orientadoras de gestão e desenvolvimento da internet em Moçambique, promovendo o estabelecimento de consensos e visões comuns em matérias de políticas e estratégias de governação digital e de governação da internet em particular, baseados em princípios democráticos e universais, como parte da construção da sociedade digital em Moçambique.

Falando na Sessão de Abertura, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Daniel Nivagara, disse que, a emergência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) veio realçar, de forma inequívoca, a importância estratégica das TIC para a condução de processos de governação e de desenvolvimento no mundo e, no nosso país não foi excepção.

É neste contexto que o Governo tem vindo a mobilizar esforços para a promoção do acesso e uso seguro das TIC, desenvolvimento de aplicações para melhoria da prestação de serviços ao cidadão, incluindo o reforço de medidas de segurança dos Sistemas de Estado e dos Órgãos de Soberania. “Como parte do compromisso com a governação e economia digital, o Governo obteve recentemente um financiamento do Banco Mundial para a promoção dos serviços digitais no sector público, incluindo a saúde e a educação, sendo parte do financiamento destinado a iniciativas de desenvolvimento do sector privado digital”, destacou.

Para o presente ano, o Fórum de Governação da Internet em Moçambique 2021 foi realizado em formato híbrido, que incluiu sessões presenciais e virtuais (online), com painéis gerais nos quais foram discutidos aspectos específicos relativos aos desafios do desenvolvimento da internet em Moçambique.

O CEDSIF, um dos parceiros do evento, participou no painel que debateu “Conteúdos e Serviços Digitais na Internet”.

Coube ao Administrador Executivo do CEDSIF, João Alguineiro, em representação do Ministério da Economia e Finanças (MEF) e do CEDSIF, falar sobre Iniciativas de Modernização de Serviços da Gestão das Finanças Públicas e Complementares, onde destacou o Portal de Contratação Pública, Portal do Contribuinte, o Sistema de Gestão de Informação de Finanças Públicas, Sistema de Gestão Documental (SGD) e Disponibilização de Informação de Interesse Público via internet pelo MEF.

Para além dos debates, o evento acolheu uma exposição, na qual o CEDSIF, através de um balcão promoveu e divulgou a sua imagem, serviços e produtos.

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais