Noticias

Formação na metodologia de ensino e-Learning

 

Iniciou na segunda-feira, dia 29 de Novembro, a formação de 23 formadores do nível Central e Provincial, para os Cursos do SISTAFE, e-SISTAFE e Sistemas Complementares, divididos em 3 três grupos, referente à metodologia de ensino à distância “e-learning“.

A formação que se estenderá até ao dia 17 de Dezembro, é a primeira em matéria associada à metodologia de ministrar formação à distância associada às TIC’s, buscando a criação de condições que impulsionem a todos à mudança de paradigma em relação ao momento que se vive, privilegiando participação via online.

Com o advento da Pandemia da COVID-19, preocupado em manter a continuidade de acções de formação respeitando sempre as novas regras de convívio tanto social, quanto profissional, o CEDSIF, IP viu-se na necessidade de buscar soluções alternativas para responder cabalmente às necessidades de capacitação dos Formadores e Utilizadores do e-SISTAFE, tendo em 2020 iniciado o Projecto de implementação da metodologia de ensino à distância (e-Learning) para os cursos do SISTAFE e de e-SISTAFE.

Até então, foram igualmente formados 9 técnicos do CEDSIF na operacionalização desta metodologia, o que vai permitir que todas as formações sejam realizadas dentro desta plataforma.

Muito embora tenha havido este investimento intelectual, persistem ainda alguns desafios, como:

  • A necessidade de se estabelecer uma plataforma tecnológica do e-Learning do CEDSIF, IP, acessível pela rede e-SISTAFE a nível nacional (Central, Provincial e Distrital);
  • O recurso ao uso da plataforma de ensino Moodle, como padrão para todas as formações do SISTAFE e do e-SISTAFE no País;
  • A necessidade de se criar capacidade para a produção e gestão de conteúdos para o e-Learning, com o estabelecimento de um laboratório Multimídia;
  • A implementação de solução automática para as solicitações de formações;
  • Definição e disponibilização do Catálogo dos Cursos de SISTAFE e de e-SISTAFE na plataforma do e-SISTAFE;
  • Implementação de Certificação dos Cursos do SISTAFE e de e-SISTAFE;
  • Implementação de formações calendarizadas no País; e
  • Disponibilizar o acesso da plataforma tecnológica e-Learning através da Internet.

Estes desafios, uma vez alcançados, permitiriam ao CEDSIF, entre outros, a reduzir seus custos com acções de formação, a maximizar os processos de formação e a reduzir credenciamentos indevidos.

No acto da abertura do curso, o PCA do CEDSIF, IP, Hermínio Sueia, dirigiu uma palavra de apreço aos formandos, encorajando a estes a se desafiarem cada vez mais na busca de solução e alternativas de formação em momento de pandemia, metodologias estas que se mostram um caminho sem volta, com vista a maximizar o processo de abrangência e custos de formações. (X)

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais