Noticias

CEDSIF, IP realiza 7ª Reunião Anual da Qualidade

Sob o lema “CEDSIF, Qualidade e Melhoria Contínua nos Produtos”, decorreu na cidade da Matola, no dia 8 de Dezembro de 2021, a 7ª Reunião Anual da Qualidade do CEDSIF, tendo nela participado 49 (quarenta e nove)  colaboradores presenciais, de entre eles, o Presidente do Conselho de Administração (PCA), Administradores Executivos, Assessores, Directores de Serviço, Chefes de Departamento, Divisão e Repartição, e cerca de 38 (trinta e oito) de forma virtual, de entre Delegados Provinciais do CEDSIF, IP, Chefes de Departamento e de Divisão e demais colaboradores da insituição. Fazendo as honras da casa na sessão de abertura do evento, Hermínio Sueia, PCA do CEDSIF lembrou aos presentes que a instituição está a viver um momento de reestruturação, que vai conferir uma nova dinâmica e com uma maior expectativa de resultados bons, pois, foram criadas condições necessárias para que todo o colaborador possa dedicar todo o seu saber em prol do desempenho das suas actividades, em particular, e pelo desenvolvimento do país, no geral. Finalizando o seu discurso, desejou uma sessão de trabalho frutífera para todos e que os resultados devem ser assumidos e adoptados por todos.

O primeiro tema apresentado e discutido, foi “O Sistema de Gestão do CEDSIF”, com enfoque para o “Estágio do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Sistema de Gestão de Sistemas de Informação; Avaliação de Risco do CEDSIF, Avaliação da Conformidade do CEDSIF          e Avaliação da Satisfação dos Stakeholders.

Na reunião, esteve convidada a empresa Insite, que apresentou o segundo tema denominado “Troca de experiência sobre a implementação de sistemas integrados de gestão”, explicado na exaustão pelo respectivo apresentador, referindo que este sistema se tornou um forte aliado no aumento da competitividade, acrescentando que qualquer organização que pretenda ser competitiva, tem de encontrar modelos de gestão que lhe permitam responder adequadamente aos novos desafios impostos pela cada vez mais agressiva competitividade que a empresa enfrenta para se manter líder do mercado.

A parte da tarde do evento, os presentes tiveram igualmente o privilégio de acompanhar mais uma “Troca de experiência sobre implementação de modelos de gestão de projectos”, uma partilha feita pela congénere brasileira, o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados. Nesta apresentação, foi partilhada a ideia de que um sistema de gestão de projectos envolve a integração de métodos de diferentes áreas de aplicação de conhecimento, de entre habilidades, ferramentas e técnicas à actividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos essenciais, que garantam o sucesso da sua implementação.

Em seguida, foi apresentado o tema “Avaliação do Desempenho dos Processos do CEDSIF, IP vs Alocação de Recursos”, com enfoque em “Processos nucleares do CEDSIF: processos de gestão da demanda, desenvolvimento de software, prestação de Serviços de disponibilização de aplicações, gestão de projectos, e apoio e atendimento ao Utilizador. O objectivo foi de avaliar o grau de conformidade dos processos nucleares do CEDSIF, aliado aos requisitos da Norma ISO 9001:2015 e Boas Práticas de gestão aplicáveis a cada processo.

A reunião decorreu até ao anoitecer, tendo sido feito o encerramento com a abordagem dos Administradores Executivos sobre “Avaliação do Sistema de Gestão de Qualidade” e do PCA sobre “Orientação Estratégica e Prioridades do CEDSIF”, tendo reforçado a abordagem das mudanças que devem ocorrer nas posturas e mentes dos colaboradores, para uma óptima correspondência aos requisitos necessários para fazer jus à categoria de Instituto Público que o CEDSIF se tornou. (X)

 

 

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais