Noticias

8ª Reunião Anual de Qualidade do CEDSIF, IP

O CEDSIF, IP, é uma instituição que contempla um leque complexo de processos que exigem desta a capacidade de os gerir de forma sistémica com o objectivo de obter resultados consistentes na prossecução das suas atribuições de prestar serviços de modernização de processos das Finanças Públicas e serviços de Tecnologias de Informação (TI). Por isso, a adopção de normas e boas práticas e a implementação de iniciativas focadas na melhoria contínua das práticas de gestão tornaram-se imprescindível na garantia da eficácia e eficiência dos processos.

É neste contexto que o CEDSIF, IP tem realizado uma vez por ano a Reunião Anual da Qualidade, sendo que este ano constitui a sua oitava edição.

A Reunião Anual da Qualidade, é uma reunião de análise crítica pela gestão que tem como objectivo principal avaliar o desempenho do Sistema de Gestão do CEDSIF, IP, de modo a mante-lo constantemente adequado e assegurar a sua melhoria contínua, tendo em conta a conformidade, eficácia e alinhamento com os objectivos estratégicos da organização.

Durante este evento são propostas acções de melhoria contínua, definindo-se os recursos e investimentos necessários para a realização de aperfeiçoamentos, assegurando-se o cometimento por parte dos colaboradores a todos os níveis.

Devem participar desta reunião os Membros do Conselho de Administração, Conselho Técnico, Chefes de Departamentos, Chefes de Repartições, técnicos que participam dos grupos de trabalho de preparação dos temas e outros que se julguem pertinentes.

No presente ano, a 8ª Reunião Anual da Qualidade (RAQ) teve lugar no dia 09 de Dezembro, no Auditório “B” do MEF sob o lema “Mais Qualidade, Mais Valor nos Produtos e Serviços Oferecidos pelo CEDSIF, IP”, do qual participaram 52 colaboradores de forma presencial e 17 de forma virtual.

A sessão de abertura, foi dirigida pelo Administrador Executivo, Jacinto Muchine que na sua locução, para além dos cumprimentos de boas vindas a todos para a magna reunião, elencou alguns pontos e as respectivas de acções desenvolvidas como resposta das recomendações deixadas aquando da realização da 7ª RAQ. Aflorou também, a necessidade de os colaboradores aprimorarem as suas acções em prol da qualidade e mais valor nos produtos e serviços a serem oferecidos pelo CEDSIF, IP.

Finda a sessão de abertura, iniciaram-se as apresentações tendo em conta o programa já traçado e partilhado com as informações básicas que constituíam as temáticas de debate, nomeadamente:

  • Análise da Implementação do Sistema de Gestão de CEDSIF, IP:
    • O estado das acções provenientes de analises criticas anteriores;
    • Factores que influenciam o desempenho do sistema de gestão do CEDSIF, IP;
    • Eficácia de acções tomadas para abordar riscos e oportunidades;
    • Resultados das auditorias ao Sistema de Gestão;
    • Satisfação dos Stakeholders e retroalimentação das partes interessadas e pertinentes;
    • Desafios e perspectivas na implementação de Sistemas de Gestão.

 

  • Avaliação do Desempenho dos Processos do CEDSIF, IP vs Alocação de Recursos:
    • Desempenho dos processos e extensão na qual os objectivos da qualidade foram alcançados;
    • Desempenho dos processos de suporte vs Avaliação da adequação de recursos e desempenho de provedores externos.

Os debates em volta destes temas abriram espaço para uma reflexão conjunta sobre o estágio da implementação do Sistema de Gestão do CEDSIF como um todo, assim como nos permitiram olhar a dentro os serviços que prestamos e produtos que oferecemos na organização e estabelecer orientações estratégicas e prioridades da organização.

Ao encerrar a reunião, o Administrador executivo João Alguineiro, de forma detalhada, falou dos desafios e perspectivas, assim como das orientações estratégicas a seguir nos próximos tempos de modo a melhorar a nossa actuação como instituição de modo que cada colaborador faça uma reflexão individual e colectiva que ajude a instituição a continuar a aprimorar as acções para oferecer melhores produtos e prestar melhores serviços.

Pesquisa


Destaques


CEDSIF,IP- FELIZ EID UL FITR ler mais
Feliz Dia da Mulher Moçambicana ler mais
CEDSIF,IP PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO MUNICIPAL NO V CONGRESSO DA ANAMM ler mais
CEDSIF, IP LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL EM NIASSA ler mais
iCedsif – Retrospectiva de 2023 ler mais
Dia Internacional da Mulher ler mais
CEDSIF, IP participa a convite do Ministério de Cultura e Turismo de Moçambique, na BTL 2024 ler mais
Dia do e-SISTAFE AUTÁRQUICO ler mais