A VODAFONE M-Pesa, realizou, no dia 01 de Agosto, a 2ª edição da Conferência M-Pesa Fintalks na Cidade de Maputo. Esta edição foi realizada em parceria com a FDSMoç, a FinTechMz e GSMA sob o lema: Inclusão Financeira 2.0 impulsionando o uso de serviços financeiros através da colaboração e inovação. O evento reuniu especialistas e representantes de Fintech, instituições financeiras, instituições públicas, e organizações não-governamentais.
Convidado ao evento, O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP) esteve representado, para além do Assessor Luís Magaure, o Director de Serviços de Gestão de Produtos e Clientes, Célio Maquile, o Gestor de Projecto Rede de Cobrança, Dário Lopes e o técnico Cândido Mabombo que apresentou como orador duas soluções tecnológicas. Mabombo falou sobre o SESPE que é o Sistema de Pagamentos ao Estado, que está integrado no sistema de colectas de pagamentos do Ministério da Economia e Finanças, e este integra todos os serviços prestado pelo Estado e o e-INAS que é uma variação do e-SISTAFE, que permite desembolsar valores (Pagamento de Pensões e ajuda Humanitárias) para as contas M-Pesa dos beneficiários. Através deste sistema já foi desembolsado mais de 500 milhões de meticais de beneficiários do INAS.
A Conferência M-Pesa Fintalks é uma iniciativa anual da Vodafone- M-Pesa que junta vários actores do sector económico para discutir os desafios actuais, propor soluções e medidas para impulsionar o uso de soluções financeiras digitais, e promover a inclusão financeira em Moçambique.