Noticias

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS EM SEMINÁRIO PARA ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL NA RECUPERAÇÃO E GESTÃO DE BENS APREENDIDOS AO CRIME ORGANIZADO

O PCA DO CEDSIF, IP, Manuel dos Santos e Chefe do Gabinete de Projectos do CEDSIF, IP, Kétmia Mahangue Matavele participaram hoje, 25 de Novembro de 2025, no Seminário Nacional sobre Recuperação e Gestão de Activos.

Organizado pelo Gabinete de Gestão de Activos (GGA), o Seminário dedicou-se a discutir o reforço da articulação interinstitucional na recuperação e gestão de bens apreendidos ao crime organizado.

A discussão centrou-se na busca de sinergias, para que de forma conjunta, as instituições busquem formas mais arrojadas de articular, para aumentar a eficiência na recuperação e gestão de activos.

Participaram nela, para além das Instituiçoes que actuam de forma directa na matéria, Representantes do Governo, do Tribunal judicial da Cidade de Maputo, da Procuradoria-Geral da República, da Cooperação Suíça e do Escritório das Nações Unidas contra a droga e o crime.

Espera-se que esta acção, dinamize o ciclo de gestão, desde a apreensão até ao destino final dos bens, reafirmando o compromisso do governo com a transparência, coordenação institucional e a recuperação de activos em benefício da sociedade.

A Cooperação Suíça e o UNODC mereceram uma menção honrosa pelo apoio financeiro e técnico dado a esta matéria, o que tem permitido a modernização dos mecanismos nacionais de recuperação de activos.

O Governo destacou ainda o trabalho do Gabinete de Gestão de Activos (GGA), que tem assegurado procedimentos mais rigorosos, transparentes e alinhados com os padrões internacionais.

A criação do GGA, ao abrigo da lei 13/2020, marcou um avanço decisivo na administração de património apreendido ao crime organizado, incluindo tráfico de drogas, corrupção e branqueamento de capitais e Moçambique e parceiros internacionais têm trabalhado na melhoria da legislação e práticas relacionadas com a apreensão, confisco e gestão de bens ilícitos.

Com o procedimento de congelamento de bens, gestão eficiente dos recursos recuperados e através dos fundos provenientes da venda de activos o Estado tem vindo a reforçar a sua capacidade de investigação patrimonial, e apostado igualmente no fortalecimento institucional, formação de quadros, aquisição de equipamentos e apoio às políticas públicas.

O Governo espera que o encontro resulte em propostas capazes de elevar a eficácia do sistema e fortalecer a cooperação entre as entidades que combatem o crime organizado.

 

Pesquisa


Destaques


MINISTÉRIO DAS FINANÇAS EM SEMINÁRIO PARA ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL NA RECUPERAÇÃO E GESTÃO DE BENS APREENDIDOS AO CRIME ORGANIZADO ler mais
CEDSIF, IP e Tribunal Administrativo buscam cooperação no âmbito da digitalização de processos ler mais
CEDSIF, IP CELEBRA SEUS 15 ANOS COMO INSTITUTO PÚBLICO, EM TORNEIO DE FUTEBOL ler mais
OPERACIONALIZAÇÃO DAS INICIATIVAS DE INOVAÇÃO DO PRÉMIO ANUAL DE INOVAÇÃO 2024, DISCUTIDA EM RETIRO ler mais
Abertura Oficial Da 60ª Edição Da Feira Internacional De Maputo (FACIM) ler mais
CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA MARCADO PELO LANÇAMENTO DO PORTAL DO FUNCIONÁRIO E AGENTE DO ESTADO ler mais
CEDSIF, IP capacita funcionários do Gabinete de Gestão de Activos (GGA), para uso do Módulo de Gestão de Activos Apreendidos e do Leilão Electrónico ler mais
CEDSIF, IP participa na 12ª Edição da Feira MozTech ler mais