Noticias

SPO

SPO

SUBSISTEMA DE PLANIFICAÇÃO E ORÇAMENTAÇÃO

O processo de Planificação do Governo constitui o primeiro passo no que concerne a gestão das finanças públicas. Porém, apesar da sua importância, o Sistema de Administração Financeira do Estado – SISTAFE (criado através da Lei n.º 09/2002, de 12 de Fevereiro e regulado pelo Decreto n.º 23/2004 de 20 de Agosto) na sua implementação apenas incorporou os processos referentes a elaboração e execução orçamental, tendo ficado omisso o processo de planificação. É neste contexto que, tendo-se identificado a necessidade de implementar a componente relativa à planificação, criou-se o projecto Subsistema de Planificação e Orçamentação (SPO) que consequentemente demanda a revisão da legislação actual, ajustando os processos actuais do Subsistema do Orçamento do Estado (SOE) e alterando a designação para o SPO, com vista a assegurar a sua estreita ligação com os Subsistemas integrados do e-SISTAFE.

OBJECTIVOS DO SPO

O SPO compreende todos os órgãos e instituições do Estado que intervêm nos processos de planificação e orçamentação e tem em vista promover a eficiência, eficácia e a transparência no alcance dos objectivos do Governo no processo de desenvolvimento nacional.

Especificamente, constituem objectivos do SPO os seguintes:

  1. Organizar os planos nacionais (central e local) em programas, segundo o equilíbrio entre o custo, a qualidade e o prazo, a fim de assegurar que os programas estejam alinhados aos objectivos gerais da Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) e devidamente quantificados;
  2. Mudar o enfoque da aprovação no Conselho de Ministros (CM) e na Assembleia da República (AR) do Plano Económico Social e Orçamento do Estado (PESOE), nas dimensões da classificação económica e institucional para objectivos e resultados por meio de orçamento por programas.
  3. Assegurar uma gestão por resultados e maior relevância, eficiência e eficácia no gasto público;
  4. Integrar o PES e o OE em um único instrumento, designado PESOE, cuja elaboração deve ter como base os recursos financeiros e as prioridades definidos no Cenário Fiscal de Médio Prazo (CFMP);
  5. Melhorar o desempenho da administração pública, com base na:
    1. Definição de responsabilidade dos gestores pelos resultados de cada programa;
    2. Relacionar a execução orçamental e financeira aos objectivos e metas especificados nos planos estratégicos;
  6. Estabelecer um sistema de incentivos e penalizações aos gestores, tendo em conta o desempenho dos programas dos quais são responsáveis;
  7. Disponibilizar informações relevantes para que as acções de controlo interno e externo, monitoria e avaliação possam relacionar a execução física e financeira dos programas aos resultados da actuação do Governo; e
  8. Dar maior transparência à aplicação dos recursos públicos em relação aos resultados obtidos.

VISÃO GERAL DO SPO

MACROPROCESSO, PROCESSOS E PROCEDIMENTOS

As actividades a serem executadas pelas Unidades Funcionais do SPO devem estar alicerçadas no seguinte Macroprocesso “Elaboração, aprovação e monitoria dos Instrumentos de Planificação, Orçamentação e Programas do Governo” e subdivido em processos, nomeadamente:

  1. Elaboração e aprovação dos programas de Governo;
  2. Elaboração e aprovação dos planos e orçamento;
  3. Monitoria dos planos, programas e orçamento.

Com vista a apoiar todo o processo do SPO, os procedimentos do macroprocesso vão constar do Manual de Planificação e Orçamentação (MPOR), que terá a directriz normativa e orientadora.

INSTRUMENTOS DO SPO
  1. Estratégias
    1. Estratégia Nacional de Desenvolvimento – ENDE;
    2. Estratégias Sectoriais e Territoriais;
  2. Plano Quinquenal do Governo (PQG) com o Cenário Fiscal de Médio Prazo (CFMP);
  3. Plano Económico-Social e Orçamento (PESOE);
  4. Balanço do PESOE.

ESTRUTURA DA ARTICULAÇÃO DOS MACROPROCESSO, PROCESSOS SUBPROCESSOS E INSTRUMENTOS DO SPO

APOIO INFORMÁTICO

Para apoiar o processo de planificação e orçamentação, será desenvolvido a aplicação informática designada Módulo de Planificação e Orçamentação (MPO), em substituição ao actual Módulo de Elaboração do Orçamento (MEO), e este deve ser concebido com base na arquitectura funcional e tecnológica dos demais módulos do e-SISTAFE, utilizando, de forma integral, todas as regras, princípios, instrumentos, bem como demais aspectos inerentes ao SISTAFE e e-SISTAFE.

RESULTADOS ESPERADOS

De forma geral, como resultados da sua implementação, espera-se:
(i) Melhoria significativa na identificação/visualização da interligação do processo de planificação e orçamentação, com a consequente redução de custos e trabalho repetitivo; (ii) Maior celeridade e transparência em relação à planificação e orçamentação e no cumprimento dos planos e objectivos traçados ao longo da cadeia de planificação e orçamentação; (iii) Aprimoramento da planificação e elaboração do PESOE, compatibilizando com a execução da despesa; (iv) Melhoria substancial na identificação do nível do alcance dos objectivos estratégicos que compõem o PQG, provenientes das Estratégias; (v) Disponibilização atempada de informações de gestão, para as Unidades Gestoras Beneficiárias (UGB) e para os órgãos e instituições, e de controlo, tanto para o Tribunal Administrativo (TA) quanto para os órgãos e instituições integrantes do Subsistema de Controlo Interno (SCI); (vi) Melhoria substancial na análise da eficiência da despesa com base no custo por unidade de produto realizado (output); (vii) Melhoria na informação relativa ao grau de alcance de produtos e resultados; e (viii) Melhoria no aproveitamento da informação da monitoria para fins de avaliação.

Assim, após a aprovação dos documentos que sustentam o SPO (Modelo Conceptual, Modelo de Negocio e MPOR pelo consultivo do MEF no dia 03 de Outubro de 2018, esta em curso a elaboração da Carteira de Programas, bem como o desenvolvimento do MPO, esperando a sua operacionalização em 2020.

 

 

Maputo, Janeiro de 2019

Pesquisa


Destaques


Simulação de Auto Enquadramento na Tabela Salarial Única (TSU) ler mais
Guião e Video para Utilização das Funcionalidades de Enquadramento na TSU ler mais
Mensagem do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador ler mais
Mensagem do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres nas TIC ler mais
CEDSIF, IP e INPS, IP assinam acordo de parceria ler mais
Novos Chefes de Departamentos, Repartições e Gestores de Projectos ler mais
Empossados novos Directores de Serviços ler mais
2 Anos do e-SISTAFE Autárquico ler mais